Tecnologia aliada a uma boa ideia = Lucro

Boas ideias + Tecnologia = Lucro.

Transformar ideias em lucro não é uma tarefa tão fácil assim, mas quando isso acontece os resultados são incríveis. Nesse post quero mostrar alguns exemplos de ideias brilhantes, que resultaram em grandes lucros para seus criadores, seja na esfera da venda do produto ou do serviço.  

O Poder da Tecnologia 

Quando olho para o mundo dos negócios e da tecnologia, vejo muitas possibilidades a serem exploradas, onde boas ideias combinadas com a aplicação inteligente de soluções tecnológicas podem resultar em um lucro extraordinário. Como entusiasta da inovação e do empreendedorismo, é fascinante observar os resultados dessa expressão:

tecnologia + inovação = Lucro.

Imagine isso...

Uma mente criativa concebe uma ideia inovadora, algo que resolve um problema existente ou satisfaz uma necessidade muito grande do mercado. Essa ideia é o ponto de partida, a semente. Quando nutrida com as ferramentas certas, pode florescer em algo verdadeiramente lucrativo. 

É aqui onde a tecnologia entra em cena. Em um mundo onde a digitalização está cada vez mais presente em todos os aspectos, a tecnologia se torna a ferramenta essencial para amplificar o potencial das boas ideias. Desde algoritmos de aprendizado de máquina até aplicativos móveis e dispositivos, as possibilidades são imensas e trazem resultados que geram impacto em toda a sociedade. 

Primeiro exemplo: Aplicativo VIBER.

E se utilizássemos um aplicativo para permitir que usuários trocassem mensagens em tempo real, fizessem ligações e enviassem vídeos? Uma empresa que se tornou gigante após entender que isso era possível, inovou e chamou a atenção no mercado. Trata-se da VIBER, entendeu o que o mercado precisava naquele momento. Na matéria abaixo, você pode ver com detalhes o quanto foi bombástica a notícia:

Link da matéria completa: G1 Globo

Segundo exemplo: Site WebMotors. 

Aqui nós vemos, mais uma vez, algo que revolucionou a maneira de como nós fazíamos algo antes de uma ideia ser implementada. Para comprar/trocar de carro, tínhamos muitas poucas opções: visitar uma concessionária (loja física), frequentar feiras de vendas de veículos usados, ou aproveitar os feirões de fábrica que a montadora faz de tempos em tempos. Sylvio de Barros pensou: OK, e se eu usasse a WWW para criar uma loja online com todas as informações pertinentes sobre veículos, incluindo os detalhes técnicos dos veículos e informações sobre o histórico do bem? Nascia, em 1995 a WebMotors (provavelmente vc já acessou este site) um dos primeiros classificados online de carros do mercado brasileiro. Sylvio teve a brilhante ideia de transferir os anúncios que lia no jornal para uma página da internet. Em 2002 o ABN Amro Bank comprou 100% da WebMotors e posteriormente foi comprado pelo grupo Espanhol Santander (é por isso que ao tentar financiar um carro pela WebMotors, o financiamento sai “simulação” pelo Santander). No contrato de transferência de propriedade, Sylvio deixou claro que a exclusividade de negócio duraria 60 meses. Imediatamente após este período, Sylvio vendeu “exatamente a mesma ideia” ao Banco Itaú, e então foi fundada a plataforma iCarros, justamente com os mesmos detalhes de negócios que fizeram sucesso com a WebMotors.

Link da matéria completa: Folha Online. 

Concluindo

Se você tem uma ideia brilhante em sua mente, não subestime o poder da tecnologia para transformá-la em realidade. Cultive essa ideia, alimente-a com os recursos certos e permita que a tecnologia seja sua aliada na jornada rumo ao sucesso. Lembre-se, no mundo dos negócios, boas ideias somadas à tecnologia podem ser a fórmula para grandes resultados. 

Hoje é muito comum e fácil encontrar programas que incentivam o desenvolvimento tecnológico e também parcerias de grandes empresas ou bilionários que colocam dinheiro em inovação. Atualmente, tirar ideias do papel e colocá-las no mercado ficou mais “fácil” e acessível, basta ser algo impactante que venha suprir uma necessidade atual ou futura que gere valor.

Sobre Everson Esmerino 4 Artigos
Percussionista, amante da música popular brasileira e pai de 3. Escolhi viver de tecnologia e de tudo o que ela pode nos proporcionar. Vivo como vive o Palmeiras, ostentando a sua fibra.

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*