Windows Server 2022. Parte 2 – Instalando o Active Directory.

Dando continuidade na nossa série do Windows Server 2022, vamos agora instalar o Active Directory. No que diz respeito a fazer uma boa gestão dos ativos lógicos da rede. Essa ferramenta é preciosíssima., com ela você pode criar perfis de login de usuários, organizar sua rede por departamentos, segregar acessos nas pastas e por aí vai. Podemos dizer que essa ferramenta é como um banco de dados que você pode fazer um bom controle da parte lógica de sua rede. Aqui faremos apenas a instalação. Já administração dela veremos nos posts a frente. Vamos lá?

Após instalar o Windows Server e ajustar as primeiras configurações, você deverá abrir o Sever Manager lá no menu Iniciar mesmo.

Agora clique em Add role and feature

Nessa etapa tem uma explicação do que será feito e informa que antes de dar continuidade é necessário definir uma senha forte para o administrador do server, fixar um endereço IP estático e deixar o sistema operacional o mais atualizado possível, ou seja, tudo que fizemos no post anterior. Pode dar um Next nessa fase.

Nessa atividade estamos fazendo tudo na máquina local e não na remota. Portanto deixe a primeira opção marcada e siga em frente.

Aqui devemos selecionar o servidor onde o AD será instalado. Como estamos trabalhando apenas com esse, então não há muito segredo sobre qual escolher. Siga em frente.

Marque a opção Active Directory Domain Services, para dar um ponta pé no início da instalção efetiva do AD and carry on!

Aqui vemos de forma detalhada os recursos que estão dentro do AD a ser instalado. Marque a opção Include management toos (if applicable) e depois clique em Add feature.

Nas próximas duas etapas deixe marcadas as opções que vem como padrão. Elas serão explicadas nos artigos a frente.

Nessa etapa explica o que pode ser feito com o AD. Coisa que já expliquei no início desse post. Pode seguir em frente apertando o Next.

Aqui já tem um aviso que o servidor será reiniciado logo após a instalação de forma automática. Caso tenha algo rodando em seu servidor, então finalize-o antes e salve seus trabalhos para evitar perdas. Marque Yes nessa etapa para seguirmos.

Agora só deixar instalando. O tempo dessa etapa vai depender do poder de processamento da máquina. É o tempo de você ir lá tomar sua água e voltar.

Terminado a instalação é só dar um click no Close.

Após a etapa anterior a máquina será reiniciada e após você logar de volta no server carregará essa imagem abaixo e ao clicar na exclamação amarela aparece uma mensagem dizendo que a máquina já está elegível para ser um Domain Controller. Como vamos fazer isso? Agora são cenas do próxim capítulo!

Até lá meus camaradas!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*