NPM x YARN

Se você já desenvolveu um projeto com JavaScript (JS), então você já deve ter percebido que projetos com JS utilizam pacotes e dependências. Bom, NPM e Yarn são duas tecnologias responsáveis pelo gerenciamento de dependências e que facilitam o desenvolvimento.

Mas para que servem?

Tanto NPM como YARN têm a responsabilidade de otimizar o tempo e recurso em um projeto. Como dito anteriormente, o NPM e o YARN são gerenciadores de pacotes e dependências.

Imagine que está começando um projeto do zero e precise instalar todas as dependências. Imagina agora que você vai precisar fazer isso toda vez que começar um projeto novo. Ou imagine um projeto que várias pessoas trabalhem nele e você precisa garantir que todos possuem as mesma dependências e pacotes para o desenvolvimento. Tudo isso é solucionado com apenas um comando do NPM ou do YARN.

Como é feito o gerenciamento?

O gerenciamento é feito a partir de um arquivo chamado package.json. Tanto o NPM como o YARN utilizam este arquivo para o gerencimento. No package.json, estão descritos todos os pacotes e dependências necessários para o projeto.

Naturalmente, este arquivo cresce em conjunto com a complexidade do projeto.

NPM

O NPM (Node Package Manager) é o gerenciador de pacotes padrão do Node.JS. Atualmente, quando você instala o Node, o NPM é instalado junto.

Além disso, o NPM é um projeto open source. Ele possui um site com a sua documentação e com informações sobre os pacotes.

YARN

O YARN surgiu pela insatisfação dos usuários do NPM. Dentre as reclamações estavam a demora na instalação, a demora na atualização, as versões diferentes de dependências nas máquinas e a segurança.

Ele também é open source e surgiu para ser um sucessor mais eficaz e seguro do NPM.

Alguns comandos NPM

  • npm init: inicia um novo projeto e cria um arquivo `package.json`.
  • npm install: instala todas as dependências do arquivo `package.json`.
  • npm install <nome_do_pacote>: instala um pacote como dependência no arquivo `package.json`.
  • npm uninstall <nome_do_pacote>: desinstala um pacote das dependências no arquivo `package.json`.

Alguns comandos YARN

  • yarn init: inicia um novo projeto e cria um arquivo `package.json`.
  • yarn install: instala todas as dependências do arquivo `package.json`.
  • yarn add <nome_do_pacote>: instala um pacote como dependência no arquivo `package.json`.
  • yarn remove <nome_do_pacote>: desinstala um pacote das dependências no arquivo `package.json`.

Qual o melhor?

Embora o YARN teve surgido para suprir os deficiências do NPM. O NPM tem se atualizado para corrigir suas falhas. Tanto o NPM como o YARN são gerenciadores de pacotes e dependências eficientes. Assim, a escolha vai depender dos requisitos do projeto e preferências pessoais.

Sobre Fernanda Lima 2 Artigos
Desenvolvedora web apaixonada por tecnologia, gatos e viagem.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*