Se você já desenvolveu um projeto com JavaScript (JS), então você já deve ter percebido que projetos com JS utilizam pacotes e dependências. Bom, NPM e Yarn são duas tecnologias responsáveis pelo gerenciamento de dependências e que facilitam o desenvolvimento.
Mas para que servem?
Tanto NPM como YARN têm a responsabilidade de otimizar o tempo e recurso em um projeto. Como dito anteriormente, o NPM e o YARN são gerenciadores de pacotes e dependências.
Imagine que está começando um projeto do zero e precise instalar todas as dependências. Imagina agora que você vai precisar fazer isso toda vez que começar um projeto novo. Ou imagine um projeto que várias pessoas trabalhem nele e você precisa garantir que todos possuem as mesma dependências e pacotes para o desenvolvimento. Tudo isso é solucionado com apenas um comando do NPM ou do YARN.
Como é feito o gerenciamento?
O gerenciamento é feito a partir de um arquivo chamado package.json. Tanto o NPM como o YARN utilizam este arquivo para o gerencimento. No package.json, estão descritos todos os pacotes e dependências necessários para o projeto.
Naturalmente, este arquivo cresce em conjunto com a complexidade do projeto.
NPM
O NPM (Node Package Manager) é o gerenciador de pacotes padrão do Node.JS. Atualmente, quando você instala o Node, o NPM é instalado junto.
Além disso, o NPM é um projeto open source. Ele possui um site com a sua documentação e com informações sobre os pacotes.
YARN
O YARN surgiu pela insatisfação dos usuários do NPM. Dentre as reclamações estavam a demora na instalação, a demora na atualização, as versões diferentes de dependências nas máquinas e a segurança.
Ele também é open source e surgiu para ser um sucessor mais eficaz e seguro do NPM.
Alguns comandos NPM
- npm init: inicia um novo projeto e cria um arquivo `package.json`.
- npm install: instala todas as dependências do arquivo `package.json`.
- npm install <nome_do_pacote>: instala um pacote como dependência no arquivo `package.json`.
- npm uninstall <nome_do_pacote>: desinstala um pacote das dependências no arquivo `package.json`.
Alguns comandos YARN
- yarn init: inicia um novo projeto e cria um arquivo `package.json`.
- yarn install: instala todas as dependências do arquivo `package.json`.
- yarn add <nome_do_pacote>: instala um pacote como dependência no arquivo `package.json`.
- yarn remove <nome_do_pacote>: desinstala um pacote das dependências no arquivo `package.json`.
Qual o melhor?
Embora o YARN teve surgido para suprir os deficiências do NPM. O NPM tem se atualizado para corrigir suas falhas. Tanto o NPM como o YARN são gerenciadores de pacotes e dependências eficientes. Assim, a escolha vai depender dos requisitos do projeto e preferências pessoais.
Seja o primeiro a comentar