Desenvolvimento Nativo x Híbrido

Neste artigo iremos discutir sobre o que é desenvolvimento nativo e híbrido, suas vantagens e desvantagens, e quando escolher a opção certa para o seu negócio.

Contextualizando

Desenvolver um software de forma nativa, é quando você utiliza uma linguagem ou framework específico para a plataforma alvo desejada, por exemplo, se você vai desenvolver um site, bem provável que irá utilizar JavaScript para criar a lógica, se você quer desenvolver um aplicativo Android de forma nativa, irá utilizar Java ou Kotlin, um aplicativo IOS, irá utilizar Obj-C ou Swift, e assim por diante. Então para cada plataforma existe uma ou mais linguagens especificas para se desenvolver de forma nativa.

Agora desenvolver um software de forma híbrida, é quando utilizamos uma linguagem específica em conjunto com um Framework (conjunto de bibliotecas) para desenvolver para várias plataformas diferentes.

Por exemplo, podemos utilizar a linguagem de programação JavaScript em conjunto com o framework React Native para criar um aplicativo Android e IOS, veja que com uma única linguagem e com o framework certo, nós conseguimos criar o aplicativo para duas plataformas distintas.

Vantagens x Desvantagens

Bom, agora que já sabemos o que é desenvolvimento nativo e híbrido, podemos abordar suas vantagens e desvantagens.

Desenvolvimento nativo

Vantagens

Uma das vantagens a desenvolvimento nativo, refere se a itens específicos. O que seria itens específicos, digamos que você precisa desenvolver um aplicativo Android que utiliza um recurso do hardware específico para se conectar a um equipamento externo, neste caso a única maneira de fazer isso, é desenvolvendo de forma nativa, pois você consegue ter total acesso a cada recurso do dispositivo para criar interações com dispositivos externos. No desenvolvimento nativo, temos acesso a novos recursos logo no seu lançamento, e com isso conseguimos testar, implementar e entregar uma nova funcionalidade em pouco tempo.

Desvantagens

A principal desvantagem diz a respeito de custos e tempo, se você pensa em criar um aplicativo, um dos primeiros pensamentos que vem, é a respeito da disponibilidade caso você tenha o objetivo de atingir muitos clientes/usuários e como estamos falando de aplicativo, os dois principais sistemas operacionais que temos é Android e IOS. Bom, acredito que já deu para entender onde está o problema aí. O custo e tempo para desenvolver o mesmo aplicativo para dois sistemas diferentes, é dobrado, pois nesse caso você irá precisar saber duas linguagens diferentes e terá de escrever o código praticamente duas vezes, e caso contrate um desenvolvedor, acabará precisando de dois desenvolvedores para isso.

Desenvolvimento Híbrido

Vantagens

A primeira grande vantagem, é a possibilidade de utilizar uma única linguagem e escrever o código apenas uma vez para ter um aplicativo que possar ser utilizado em diversas plataformas. Ainda existem outras grandes vantagens, como o tempo de desenvolvimento, o custo que pode se ganhar com isso e a reutilização eficiente de código.

Desvantagens

Limitação, essa é a palavra que define a maior desvantagem de utilizar desenvolvimento híbrido, uma vez que uma nova atualização é lançada para a plataforma que você está desenvolvendo, é necessário esperar semanas ou até meses até que o framework receba essa atualização, outra grande desvantagem é em relação a funcionalidades especificas da plataforma, onde dependendo do framework que você utiliza, pode não existir uma funcionalidade especifica para a plataforma de objetivo, por exemplo ao utilizar o framework para desenvolver um software para Windows e você pode precisar se comunicar com uma porta serial ou com um novo driver que foi lançado.

E agora, qual escolher ?

Agora que já sabemos o que é desenvolvimento nativo e híbrido, e descobrir suas principais vantagens e desvantagem, agora fica a dúvida, qual escolher para o meu negócio? Bom, depende, se você busca eficiência, praticidade, rapidez, baixo custo e busca alcançar um maior número de público, fica claro que a melhor opção para este caso é optar pelo desenvolvimento híbrido. Agora se você busca uma aplicação mais robusta com atualizações recentes e com a possibilidade de realizar criações complexa com o sistema nativo, aí a melhor opção com toda certeza é optar pelo desenvolvimento nativo.

Sobre Matheus Louly 1 Artigo
Desenvolvedor Full Stack | Mobile e graduado em Segurança da Informação 🔐

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*