Adorável produto novo.

Olá, produto!

Tudo bem?

               Calma pessoal não estou querendo ofender ninguém. Essa entrada foi para chamar a atenção para o assunto de hoje.

               Já parou para pensar que na web há uma demanda de bons serviços sendo oferecidos de graça (ou quase) para o público? Por exemplo. Há pouco mais de 10 anos atrás o WhatsApp tinha um custo anual de U$5 por usuário e depois que este serviço passou a pertencer ao grupo Facebook, o atual Grupo Meta, ele tornou-se gratuito a quem quisesse usar. Uma turma das antigas deve lembrar desse meme:

               O meme é engraçado, mas vamos falar sério agora. Ok?

               Já pararam para pensar como serviços de boa qualidade como Youtube, Instagram, Facebook, WhatsApp e serviços de e-mail são oferecidos de graça, ou até mesmo as operadoras de telefonia móvel oferecem promoções dando pacotes de dados gratuitos com acesso nas redes sociais? Esses serviços para chegarem até nós com a boa qualidade que possuem obviamente tem custo com infraestutura de datacenter, NOC (Network Operation Center), SOC (Security Operation Center), Devs e por aí vai. Com custos obviamente elevado. Como esses tipos de serviços podem chegar de graça até nós? Afinal somo adultos o suficiente para sabermos que não existe almoço grátis.

               Já ouviram falar dessa frase?

               – Se um produto chega até você de graça, então você é o produto.

Diferente do antigo e saudoso Orkut que era muito bagunçado cheio de coisas aleatórias brotando em seus scraps que você era obrigado a gerenciar manualmente, nas redes sociais modernas, o algoritmo é mais inteligente. Em algumas horas acompanhando o conteúdo de foto, vídeo e texto que você mais interage a aplicação começa a entender melhor os seus gostos, por vezes os horários que você acessa determinados conteúdos e começa a entregar conteúdos que você mais gosta de acompanhar. Sem perceber aquele passatempo que você queria ficar por apenas 15 minutos se tornam 2 horas sem você perceber. Afinal é bom usar algo que nos faz sentir-se bem. Ficamos preso naquele universo digital maravilho sem percebermos.

Ok. Como eu posso ter me tornado produto?

               Você apenas não percebeu, mas já notou que as propagandas que chegam para você têm uma relação direta ao conteúdo que você interage? Por exemplo:

               Você curte conteúdo de academia? Aparecerão propagandas de academias e suplementos alimentares.

               Seu lance é videogame? Receberá propagandas de promoções de jogos e convenções com o tema.

               Agora prefere pegada de TI? Certamente você receberá propagandas para aquisição cursos em TI ou lançamentos de grandes vendors (Cisco, Microssoft, Oracle e entre outros) do ramo de TI.

               Todas essas propagandas chegam até você de forma paga pelos anunciantes que ao criar um anúncio usam filtros para segregar o público alvo, com base nos conteúdos que você tem maior interação é possível saber se o usuário se encaixa como  um público alvo assim você se torna produto das redes sociais para que elas possam lucrar em cima do tempo que você fica conectado.                Depois disso ficou fácil entender o motivo de você ser um produto. Certo? Deixe nos comentários o que você achou disso. 😉

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