Vision Pro: o novo óculos de realidade mista da Apple

A Apple divulgou em todas suas plataformas, no dia 5 de junho de 2023, seu novo e revolucionário computador espacial em formato de óculos, que mescla realidade virtual e aumentada, o Apple Vision Pro, conhecido popularmente por óculos VR, que foram às vendas nas plataformas da Apple no dia 2 de fevereiro de 2024.

O Vision Pro integra o mundo digital com o físico, sem desprezá-lo ou deixa-lo em “segundo plano”. Entretanto, com o avanço da tecnologia, esse tipo de óculos se tornou cada vez mais conhecidos, então, o que a Apple fez para torná-lo único?

Inúmeros estudos foram realizados para que fosse desenvolvido um sistema operacional espacial exclusivo para o seu produto, chamado de visionOS, permitindo uma interface tridimensional interativa controlada através de gestos com as mãos, olhos e até mesmo com a voz do condutor, além da alta imersão da tela infinita gerada especialmente para o Vision Pro e muito mais. Vamos conhecer melhor como tudo isso funciona?

Quais recursos são oferecidos?

O Apple Vision Pro traz novas experiências de interação diante da dimensão da computação pessoal, transformando a forma de exibição e contato com os aplicativos, seja capturando imagens, assistindo programas de tv e filmes ou se comunicando com outras pessoas via FaceTime. O aparelho foi projetado para receber e atender à diversas formas de realizar tarefas, principalmente devido a sua tela, que além de tridimensional, possui dois monitores 4K, permitindo que o usuário desfrute de uma experiência de cinema dentro de casa, contando também com a tecnologia Spatial Audio, intensificando ainda mais a imersão.

Além disso, o Vision Pro possibilita que o acesso à aplicativos seja ainda mais produtivo, permitindo a interatividade entre eles realizando multitarefas sincronamente, podendo tornar a experiência do usuário ainda melhor com o suporte oferecido através do Magic Keyboard e o Magic Trackpad, que permite personalizar o espaço de trabalho do usuário e unir os recursos do Mac com o Vision Pro, criando uma tela 4K privada e portátil.

Nao só isso, o dispositivo pode mapear o rosto do usuário e gerar uma Persona, uma representação espacial autêntica do usuário, automatizando gestos e expressões faciais, que podem ser utilizadas em ligações via FaceTime, garantindo entrosamento em videoconferências entre os comunicadores, funcionando também em aplicativosde terceiros como Zoom, Cisco Webex e Microsoft Teams. 

Inovação no sistema operacional

Como dito anteriormente, o Apple Vision Pro é desenvolvido com o visionOS, um sistema operacional que interliga os anos de experiência e desenvolvimento do macOS, iOS e iPadOS. Sendo projetado para oferecer capacidade espaciais, transformando o comum em algo novo, apresentando uma interface tridimensional controlada a partir dos movimentos intuitivos do condutor, seja por gestos normalmente utilizados ao mexer no celular, ao olhar para a ação ou também, é possível configurá-lo para utilizar o Ditado, assim como utilizado pela Siri, o sistema de reconhecimento por controle de voz da Apple.

Tudo isso, contando com dois chips que se comportam separadamente, o chip M2, que oferece desempenho independente, enquanto o chip R1 processa as entradas de 12 câmeras, cinco sensores e seis microfones para gerar a realidade virtual diante dos olhos do portador dos óculos. O visionOS conta também com uma tela de alta resolução com tecnologia micro-OLED, resolução 4K, agrupando ao total, 23 milhões de pixels em suas duas telas, permitindo que as cores projetadas sejam ainda mais vibrantes, claras e nitidaz, além de saídas de som estrategicamente posicionadas próximas às orelhas, que emitem áudio espacial avançado incorporando ainda mais a imersão do usuário.

Imagem ilustrativa do Apple Vision Pro com os chips M2 e R1 (Imagem: Reprodução/Apple)

Por fim, além do seu recurso de controle por gestos, áudio e direção ocular que rastreia o movimento dos olhos do condutor, utilizando de câmeras de alta velocidade que projetam padrões de luz invisíveis para uma entrada adaptável e intuitiva, a Apple também desenvolveu um outro recurso chamado de EyeSight, que transparece a tela do usuário ao se aproximar de alguém, permitindo que mesmo conectado ao aparelho, o usuário veja as atividades realizadas externamente.

Seria o futuro?

Com a crescente adoção de rotinas de trabalho híbridas e remotas em todo o mundo, surge a questão: será que a realidade mista se consolidará como o “novo normal” no ambiente corporativo? É fácil imaginar o potencial de aprimoramento na colaboração entre equipes proporcionado pelo Vision Pro.

Interessantemente, o CEO da Apple, Tim Cook, expressa sua confiança no Vision Pro, referindo-se a ele como “a engenharia de amanhã, no presente”. E você, qual é a sua opinião sobre essa perspectiva inovadora?

Sobre Mateus Ferreira 4 Artigos
Cientista da Computação e Desenvolvedor. Apaixonado por problemas complexos e arquitetura de software. "Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve." - Lewis Carroll

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*