Ativando a Lixeira no Active Directory no Windows Server

Se você está gerenciando um ambiente no Windows Server e deseja garantir a segurança dos seus dados, ativar a Lixeira no Active Directory é uma etapa crucial. A Lixeira do AD ajuda a recuperar objetos excluídos acidentalmente, proporcionando uma camada extra de proteção. Vamos aprender como fazer isso de maneira simples!

Abra o Server Manager, clique em Tools e selecione Active Directory Administrative Center.

Na tela que foi aberta, clique com o botão direito sobre o nome do seu domínio e selecione Enable Recycle Bin.

Na caixa de confirmação, clique em OK.

Será exibida uma nova tela de informações, explicando que a depender do tamanho da floresta do seu AD, a leitura dos dados e habilitação da lixeira poderá demorar. Clique em OK.

Agora vou fazer um teste, criando um usuário no AD e em seguida irei exclui-lo.

Após a exclusão, volte ao Active Directory Administrative Center e clique sobre o domínio. Será liberado um novo container denominado Deleted Objects.

Ao abrir este container podemos ver o usuário excluído, e clicando com o botão direito sobre ele, podemos restaura-lo para a OU original ou para uma nova.

O tempo padrão de armazenamento dos objetos do AD excluídos é de 180 dias.

Pronto! Agora, a Lixeira do Active Directory está habilitada e pronta para proteger seus objetos. Este processo garante uma maneira eficaz de recuperar itens excluídos, mantendo a integridade dos seus dados no ambiente do Windows Server.

Sobre Jhonathan Chaves 61 Artigos
Amante de novas tecnologias, apaixonado pela família e louco pelo Corinthians.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*