Bootcamps de Programação – Minha Jornada como iniciante no mundo do Desenvolvimento

Esse artigo vem para relatar minha experiência em um bootcamp, partindo do conhecimento zero absoluto em programação.

Em 2021, quando decidi ingressar na area de tecnologia me vi diante diversas oportunidades escolhas e me senti perdida sobre qual seria o melhor caminho a seguir. Em paralelo a minha escolha, a alta demanda por profissionais na area de desenvolvimento era e ainda é uma crescente realidade, mas tudo o que eu lia, assistia e procurava me deixava ainda mais em dúvida (me faltava um mentor, ou um amigo da area que pudesse me aconselhar).

No início do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (EaD) em 2022, já tinha duas coisas em mente, o objetivo de seguir na área de tecnologia e a pressa em poder atuar na mesma, até porquê as contas chegam todo final de mês, inevitavelmente e eu infelizmente não sou herdeira, então a cobrança era maior.

Durante o primeiro semestre da graduação tive contato com a galera que, assim como eu estavam perdidos e também aqueles que já trabalhavam na área enchiam os canais do discord com uma sopa de letrinhas, sobre linguagens, bibliotecas, frameworks e tudo o mais que existir relacionado à desenvolvimento (e é muita coisa).

Por consequência de muitas pesquisas por minha parte, nosso majestoso algoritmo alinhado ao marketing incisivo, me apresentaram um bootcamp de programação para iniciantes.

E o que é esse tal bootcamp? Talvez você se pergunte.

Por tradução significa, campo de treinamento, utilizado incialmente para se referir à uma preparação para a guerra, onde os treinos eram intensivos em um espaço de tempo reduzido, ao qual os soldados americanos eram submetidos. Essa palavra passou a ser utilizada mais tarde no Vale do Silício para especificar cursos e treinos intensivos que preparam o profissional para os desafios de mercado de forma prática e acelerada.

Vale esclarecer também que não é um termo exclusivo para a area de tecnologia, ele se espalhou para diversos setores, mas o intuito é o mesmo, preparação profissional abordando o que está em alta no mercado de trabalho. Seja assuntos voltados aos iniciantes, intermediários, ou até mesmo bootcamps mais avançados.

Depois de ler sobre o curso, conteúdo abordado, contrato, realizar alguns testes e fazer uma entrevista com uma tal de Marina. Passei, assinei contrato com financiamento estudantil e entrei nesse tal bootcamp para iniciantes.

A experiência que tive, levando em consideração que eu mal sabia o que era um loop for, foi um tanto quanto desafiadora, vou tentar listar os pontos positivos e os negativos e algumas dicas pra você que talvez tenha interesse e está iniciando na area, avaliar se realmente um bootcamp vale a pena para sua realidade.

No ambiente ao qual interagíamos, o Slack, era obrigatório cumprir o horário das 9h até às 15h, sendo Check-in a forma de marcar ‘presença’. Por contrato, minha frequência deveria ser acima de 95%, com possibilidade de desligamento caso valor abaixo, mas isso pode variar dependendo do bootcamp que você escolhe, esse aqui foi na minha realidade.

Você pode ter certeza, que irá estudar, estudar e estudar e colocar em prática o que aprendeu durante a semana ( sprint, como chamávamos ), realizando as entregas. E essas entregas precisavam manter-se com uma nota média acima de 80%, caso não, possibilidade de desligamento também.

A quantidade de conteúdo que passam é enorme, certifique-se que você conseguirá dedicar boas horas do dia ao curso (+8h/dia). Se você trabalha, será ainda mais puxada sua rotina, vi pessoas com muito potencial abrindo mão do curso por não conseguirem conciliar emprego + bootcamp. Para que eu conseguisse terminá-lo, juntei minhas economias, e pedi ajuda ao meu pai com as despesas durante esse período

Vão parar para ouvir suas dores e dificuldades, mas são raros os casos de reprovações no que eram chamados módulos.

Um módulo foca em um assunto sobre desenvolvimento, ex: módulo 1, HTML, CSS, Javascript (programação funcional).

Se você não se mantém acima de 80% no módulo você tem apenas uma vida pra gastar (digo, uma reprova), depois é desligamento.

Lembro que precisei reprovar no terceiro módulo, ao qual era uma introdução ao Reactjs, no meu caso foi pelo falecimento da minha mãe, após um acidente de carro. Esse foi um momento delicado, ao qual precisei passar e continuar estudando me ajudou a manter o pé no chão e cabeça no lugar.

Diante tudo que passei nesse bootcamp o que posso elencar como aspectos positivos:

  • Conheci pessoas muito boas no que fazem com mais conhecimento na area, dispostos a ajudar;
  • Networking;
  • Tive a chance de ter uma noção do ambiente de trabalho de quem é da area de desenvolvimento;
  • Participei da monitoria de módulos anteriores ao meu, o que me fazia revisar e reaprender o conteúdo, para poder ajudar quem precisava;
  • Pude conhecer as duas faces brevemente, Frontend X Backend;
  • Estudei em um ano o que talvez estudando por conta levaria dois anos ou mais;
  • Realizei trabalhos em grupo e vi que realmente não é tão simples quanto pensam;
  • Noção de organização quanto aos prazos e entregas;
  • Prática, prática e mais prática

Por outro lado, alguns aspectos negativos foram:

  • Muito conteúdo em pouco tempo, não tem aprofundamento no assunto, eu tenho plena certeza de que muita coisa precisa ser revisada e mais aprofundada;
  • Custo alto, a depender da escolha;
  • Não é um ensino adaptativo à várias formas de aprender, ou seja, você precisa se acostumar ao ritmo, o famoso ‘engole o choro e vai’;
  • Se você não se esforça, você até passa de módulo, mas isso não significa que você tenha realmente aprendido alguma coisa;
  • Independente da sua situação pessoal, você precisará cumprir o contrato;
  • Pode fazer pessoas com potencial desistirem da area por simplesmente não se adaptarem à forma de ensino;

Beleza, mas e minha conclusão depois disso tudo? Volto a dizer, na época fazia e fez muito sentido minha escolha analisei minha realidade daquele momento e ‘fui na fé’.

E hoje, se eu relato sobre isso e atuo na area, em partes devo e agradeço ao que fiz e aprendi nesse bootcamp.

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*