CFO, COO e CEO – Entenda de uma vez o significado dessas siglas

O mundo dos negócios já é não algo fácil, imagina quando aparecem centenas de siglas dentro de uma organização, e você não sabe o que elas significam. Imagina que você esteja tomando aquele cafezinho demorado na Copa da sua empresa, e passa o COO. Você nem imagina naquele momento o impacto do seu cafezinho demorado, porque você não sabe o que ele faz exatamente dentro de uma organização.

Neste artigo, vou explicar rapidamente o significado de cada uma dessas siglas, que eu também precisei aprender a um tempo atrás.

COO – Chief Operating Officer

O responsável pelas operações. Normalmente essa pessoa leva um cargo de diretor dentro da empresa, e sempre é o braço direito do CEO. A função dele dentro da empresa, é coordenar operações. Toda a operação da empresa costuma passar pelo crivo dele, seja desde supervisionar as operações diárias, até mesmo coordenar a fabricação completa de um produto.

Dentre as atividades desse profissional, estão: Supervisionar operações, implantar estratégias, otimizar os processos, alocar recursos, mitigar impactos e garantir que os processos estejam de acordo com a política da empresa.

CFO-  Chief Financial Officer

O responsável pelo “faz me rir”, o dono do dinheiro todo. Esse profissional é quem controla a entrada e saída do dinheiro da empresa. Normalmente é ele que barra os gastos da empresa, quando ele não os acha necessário. O cargo dele costuma ser de Diretor financeiro, e ele que responde pelos gastos e lucros da empresa. Quando a empresa possui ações na bolsa de valores, ele que é o responsável por reportar os custos aos acionistas, e quando a empresa não possui ações, normalmente ele reporta ao conselho ou sócios.

Das atividades mais comuns desse cargo, estão: gerenciar riscos, acompanhar desempenho, otimizar carteira de investimentos, reter clientes e monitorar a rentabilidade do produto.

CEO-  Chief Executive Officer

Diretor ou presidente da empresa. O cargo mais top de uma hierarquia empresarial. Não necessariamente é o dono da empresa, mas é o cara que manda em tudo dentro dela. O dono as vezes elege um CEO para alavancar seu crescimento, e isso é uma estratégia ótima.

Das atividades dele ser o rosto da empresa está entre as mais importantes. Esse profissional é quem representa a organização. Quem dá a cara a tapa quando algo da errado. Sabe incidentes como de Mariana, Brumadinho ou até mesmo apagão geral em São Paulo? O homem escolhido para dar um esclarecimento em público, costuma ser o CEO. Ele claro com todo o apoio da diretoria alinha o que deve ser falado, e fala. Claro que essa função não é exclusiva desse cargo, mas se você ver outro cargo fazendo isso, é por que temos alguma situação preocupante por ai.

Adquirir clientes, impulsionar o desenvolvimento, determinar estratégias também estão na lista desse cargo. A maioria das empresas usa esse cargo para expandir seus negócios, seja nacionalmente ou globalmente.

Agora me conte, você já conhecia essas siglas? Sua organização tem alguma outra? Me conte e quem sabe ela pode não ser o assunto do nosso outro artigo.  

Sobre Bianca Dezorzi 92 Artigos
Pós Graduada em Gestão de T.I, estou sempre aprendendo e consumindo conteúdos de Gestão. Atualmente sou Customer Success Manager na BNP e coordeno uma poderosa Central de Serviços. E nas horas vagas? Amo passear na natureza com meus cachorrinhos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*