Breaking News: Celular Seguro, o que é e como funciona?

Na tarde desta Terça, 19/12 será lançado oficialmente pelo Governo Federal o aplicativo: Celular Seguro. Mas como funcionará e será que realmente vai funcionar do jeito que é prometido?

O celular seguro é um aplicativo disponível para Android e IOS, e a função dele será bloquear todo o seu dispositivo em caso de roubo do seu dispositivo. Isso inclui seus acessos a aplicativos bancários que estão instalados nele.

Como funciona:

Após realizar o download do aplicativo no seu dispositivo, você fará login com sua conta: gov.br, aquela que você usa seu CPF e senha para login.

Após se logar e aceitar os termos de uso, você irá registrar seu telefone, assim será possível bloqueá-lo.  Em seguida, você poderá cadastrar uma pessoa de confiança, ela será responsável por bloquear seu dispositivo em caso de roubo ou furto.

Um detalhe bem importante, é que na página do termo de uso será possível encontrar a lista de instituições participantes do projeto. Bancos, operadoras de celular, entre outras. Se seu banco estiver na lista, seu acesso ao banco através desse dispositivo será bloqueado. O que vai impedir transferências bancárias.

Fui roubado, e agora?

Você precisa imediatamente realizar o contato com sua pessoa de confiança. No aplicativo dela irá aparecer a opção “Registrar Ocorrência”, ao clicar nessa opção, o seu dispositivo irá aparecer para ela, e será possível que ela registre a ocorrência para você.

 No registro de ocorrência as informações a seguir deverão ser preenchidas:

Data do roubo, Tipo de situação, Hora do roubo, Cidade e Estado do ocorrido. Após o preenchimento de todas as informações, será gerado um protocolo onde a pessoa poderá acompanhar o status de todos os bloqueios.

Uma observação muito importante. Escolha bem quem será seu contato de confiança. Essa pessoa poderá bloquear seu dispositivo. Então, não escolha aquele namorado que você acabou de conhecer, ou o amigo da cerveja de toda a sexta a noite. Vai que eles ficam bravos com você por algum motivo, e bloqueiam seu dispositivo.

Uma outra observação também, é que ainda não ficou claro o tempo do bloqueio completo do dispositivo, e nem se caso ocorra alguma transferência no período de roubo ate o registro, se elas serão estornadas.

Com o lançamento oficial na tarde de hoje, teremos uma ideia muito melhor de como irá funcionar. Esperamos que essa ideia diminua os furtos e roubos de dispositivos.

Sobre Bianca Dezorzi 92 Artigos
Pós Graduada em Gestão de T.I, estou sempre aprendendo e consumindo conteúdos de Gestão. Atualmente sou Customer Success Manager na BNP e coordeno uma poderosa Central de Serviços. E nas horas vagas? Amo passear na natureza com meus cachorrinhos.

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*