- Isso serve para quê?
- Isso vai ser mesmo útil na minha vida?
Quem nunca fez essas perguntas quando era aluno? E se você é professor, bom, nesse caso… com certeza já ouviu isso muitas vezes!
Mas o que isso tem a ver com o tema deste texto? Muito! Meu objetivo é mostrar uma área em que podemos aplicar essa metodologia. Sim, isso mesmo! Vamos falar sobre como colocá-la em prática dentro de uma escola ou sala de aula.
A educação baseada em projetos é uma abordagem pedagógica que envolve os alunos em uma aprendizagem ativa e prática por meio da realização de projetos relevantes e significativos. Essa metodologia permite que os alunos explorem tópicos de interesse, resolvam problemas do mundo real e desenvolvam habilidades essenciais, como trabalho em equipe, pensamento crítico e resolução de problemas.
Mas por onde começar? Bem, a aprendizagem baseada em projetos tem seus desafios, é verdade, mas pode ser aplicada em pequena escala, por meio de experimentos, e depois ser expandida gradualmente para toda a comunidade. Pode começar como um complemento ao currículo, como organizar um evento cultural, uma feira do livro, desenvolver projetos empreendedores, solução de problemas sociais e tantas outras atividades.
Alguns exemplos práticos para implementar um projeto são o uso de Kanban, um mural com etiquetas coloridas em que cada grupo de alunos é representado por uma cor, e esse mural tem colunas que indicam as atividades a fazer, em execução e concluídas.
Alguns fatores são essenciais para que seja atingido o objetivo proposto:
- Pergunta: Comece com uma pergunta desafiadora que não pode ser resolvida facilmente.
- Desafio: Apresente o desafio à turma.
- Pesquisa: Os alunos devem buscar fontes de informação para se tornarem especialistas no assunto.
- Entrega: Os alunos cumprem o desafio e encontram maneiras de colocar em prática o conhecimento e competências adquiridas
- Feedback: Todos devem refletir por meio de debates ou rodas de conversas sobre o trabalho desenvolvido
- Pergunta inicial: Volte à pergunta inicial e permita que os alunos a respondam agora, com base em suas descobertas.
- Avaliação: Aplicar a avaliação por meio de uma prova escrita ou outro tipo de avaliação que achar melhor para os alunos envolvidos
No caderno de práticas da BNCC tem muitas dicas e experiências que podem motivar vocês a aplicar esta metodologia na sua escola.
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/
Na cidade de Cotia, na Grande São Paulo, há alguns anos, o Projeto Âncora já vem desenvolvendo a cultura da aprendizagem por projetos e se destacando nesse modelo de ensino. Para saber mais, assista ao vídeo:
A aprendizagem por projetos resulta na integração dos objetivos de professores de diferentes áreas e disciplinas, promovendo um ensino interdisciplinar prazeroso e enriquecedor.
“As escolas devem proporcionar aos seus alunos que eles sejam capazes de aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a fazer juntos e aprender a ser” (DELORS et al., 1996, p.90).
Sensacional! minha esposa é coordenadora pedagógica e está buscando instituições que aplicam modelos pedagógicos “menos tradicionais” para ver como é o dia-a-dia deles para de repente aplicar onde ela trabalha. Já passei pra ela aqui, rs. Belíssimo conteúdo!
Obrigada Rodnei, espero que a matéria possa ajudá-la nessa busca por um modelo de aprendizagem que proporcione uma experiência prazerosa para os educadores e educandos!
Parabéns pelo artigo Karine!