Ferramentas para auxiliar um Gestor de T.I a gerir

Aproveitando nossos últimos artigos relacionados a Gestão de T.I, hoje irei falar sobre as ferramentas que auxiliam um gestor a distribuir e organizar melhor suas tarefas, afim de facilitar aquilo que ele precisa fazer de melhor: Gerir equipes, empresas e projetos.

               Pode parecer para alguns um assunto um pouco obvio, pois é de se pensar, um gestor sabe qual ferramenta usar, onde realizar as tarefas, aliás, quando se vira um gestor em uma empresa, a empresa já possuí alguma ferramenta de gestão, pois o cargo já existia, e já deve estar estruturado. Bom, não é tão fácil assim.

               Uma prova disso, é a pesquisa retirada do Google Trends nesse momento, que releva a quantidade de pesquisas feitas para a Frase: “ Ferramentas de Gestão”, nas ultimas  24 horas. Ao detalharmos o gráfico, percebemos que em uma determinada hora do dia, a pesquisa atingiu cerca de 100 pesquisas ao mesmo tempo, porém essa determinada hora ocorreu no período da madrugada.

Fonte: Google Trends

Baseado nessa necessidade, elaborei um compilado de ferramentas, no qual eu já havia tido conhecimentos em cursos que realizei, afim de ajudar a galera que ainda está na duvida sobre elas.

Gerenciamento de projetos

               Todo o Gestor acaba em algum momento esbarrando nessa necessidade. Seja pela ferramenta que usa não  o atender, ou até mesmo por não ter nada sobre isso implantado em seu ambiente. Dentre as ferramentas disponíveis, estas são as mais usadas: Trello, Asana, Jira e Monday.com.

               Com elas é possível planejar seu projeto, acompanhar o andamento das tarefas, delegar as tarefas as pessoas especificas, e acima de tudo, gerar um bom reporte ao seu cliente.

Colaboração e Comunicação

               Nessa lista de extrema importância, temos o Microsoft Teams, Slack, Zoom e o Discord. Com elas é possível criar grupos específicos para cada setor, agendar reuniões, apresentar andamento de demandas de uma equipe home office, e diversas outras funções. O trabalho home office, fica “cara a cara” por aqui.

Monitoramento de Redes

               Essa é mais uma da relação de extrema importância, pois aqui você monitora seu ambiente, o do seu cliente, e consegue saber tudo o que está funcionando, ou não. Identificar um incidente antes que ele virá um problema, salvam empresas de paradas bruscas. A comunicação entre equipe, ajuda com que esse monitoramento seja cada vez mais eficaz.

               Zabbix, Grafana, Nagios, PRTG, ajudam a equipe a identificar problemas em seus servidores, indisponibilidade de links, alertas de espaço em disco, deixando a equipe mais proativa, ao invés de reativa.

Ferramentas de Gestão de Ativos

               A algum tempo atras, planilhas de Excel ainda eram usadas para fazer inventario de ativos, e toda a vez que uma maquina mudava de pessoa, tinha que ser alterada o proprietário de forma manual. E caso não fosse feito, dai vinha o caos. Máquinas perdidas, dentro da empresa eram frequentes, ou até mesmo máquinas que por algum motivo, nunca passaram na planilha.

               Com ferramentas como o N-able , Spiceworks e até mesmo soluções embarcadas em ferramentas de chamados, por exemplo, essa dor de cabeça diminui, e muito.

Ferramentas de Registro de chamados

               Esse ponto pode parecer clichê, mas você já abriu chamado? Uma das palavras mais usadas pela equipe do suporte, no qual a necessidade de ter o registro é importantíssima, tanto para ele, como para quem esta sendo atendido, possui uma importância maior para o gestor.

               Não é possível apenas saber a produtividade da sua equipe, mas também medir incidências, e conseguir prever problemas. A frequência com que a demanda é aberta, ajuda um gestor a tomar decisões importantes.

               Milvus e ServiceNow estão na lista das ferramentas mais conhecidas e usadas ultimamente. Com a grande facilidade de os usuários abrirem chamados, é possível documentar tudo, e ter evidências quando necessário.

               Ainda é possível aumentar mais e mais esta lista, pois existem ferramentas capazes de atender todos os tipos de necessidades de um gestor. Basta você iniciar entendendo onde esta seu problema, que rapidamente a solução vem.

Sobre Bianca Dezorzi 87 Artigos
Pós Graduada em Gestão de T.I, estou sempre aprendendo e consumindo conteúdos de Gestão. Atualmente sou Customer Success Manager na BNP e coordeno uma poderosa Central de Serviços. E nas horas vagas? Amo passear na natureza com meus cachorrinhos.

1 Comentário

  1. Parabéns Bianca !
    Este é um assunto que parece, somente parece simples. Gerir ou gestar equipes de alta performance é bastantre complexo. Junte a tudo isso o desempenho e características de cada membro da equipe, coloque uma pitada de desafio, pois o cliente só quer o produto, a entrega na ponta. Quer receber.
    Importante cada vez mais, olharmos para a gestão braço poderoso do desenvolvimento tecnológico.

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