Estratégias para uma gestão de TI de empresas em crescimento

Assim como todas as empresas já enfrentaram e ainda enfrentam algumas dificuldades com o crescimento, empresas que acabaram de chegar no mercado, enfrentam desafios ainda maiores, tanto em como conseguir clientes, como em mantê-los e suportá-los.

Dentre todos os desafios de um novo empresário, entender quais setores ele precisa ter, e como estrutura-los, é essencial para conseguir uma estratégia de negócios. E como nosso foco aqui é tecnologia, nada mais justo do que falarmos sobre estratégias de gestão de TI.

Tanto no MBA, como em alguns cursos e Lives que assisti recentemente sobre gestão, anotei algumas dicas sobre o assunto, e irei compartilhar com vocês aqui. Afinal, uma boa gestão de recursos de tecnologias, ajuda qualquer gestor a gerir melhor as pessoas.

Planejamento de T.I a longo Prazo: Regra valida tanto para empresas novas, quanto empresas que já estão no mercado a algum tempo, nem que seja uns 30 anos rs. Sabe aquele Budget que já falei em outro post? Ele não ajuda apenas seu cliente, mas ajuda você e seu negócio também. Da mesma maneira que ninguém quer apagar incêndio em cliente, uma boa empresa não quer apagar incêndio no seu ambiente também.

Neste item, deve ser pensado qual seu objetivo de crescimento. Quantas pessoas pretendo contratar, onde alocarei esses recursos, e qual o equipamento que ele irá utilizar. Pode parecer desnecessário, mas já pensou o alto custo que se tem comprando uma maquina com placa de vídeo dedicada para um Designer Gráfico? Sem a reserva desse dinheiro, ou sem esse custo pensado, você pode ser pego de surpresa.

Priorizar os investimentos: Separar o que é importante e relevante para seu negócio, e o que não é. Projetos que ajudam a empresa a se desenvolver, tem prioridade em relação a projetos no qual a empresa não irá ter resultados nesse momento.

Segurança: Um bom gestor de T.I, sabe a importância da segurança. Aliás, a lei LGPD está aí para mostrar a importância disso. Aplicar atualizações de segurança em seu ambiente, criar medidas de segurança, compartilhamento de informações, ajuda muito uma empresa que precisa se estruturar. Políticas de segurança da informação devem ser levadas bem a sério.

Ferramentas de gerencia: Não tem uma receitinha mágica para gerir projetos, gerir equipes, ativos nem nada do tipo. O que existe são conjuntos de ferramentas para te ajudar nisso. Os mais importantes são ferramentas de gestão de chamados, e ferramentas de gestão de projetos.

Apareça no mercado: Creio que de todas as dicas, essa é com certeza a mais difícil de realizar. Mas calma, difícil e impossível são totalmente diferentes. Faça parcerias com empresas de serviços de T.I. Isso te ajudará a gerir melhor seu ambiente. Garante também que você esteja sempre informado de novas coisas, pois os insights são grandes quando a comunicação flui bem.

Espero que as dicas sejam uteis para vocês. Abraços e nos vemos nos próximos artigos

Sobre Bianca Dezorzi 89 Artigos
Pós Graduada em Gestão de T.I, estou sempre aprendendo e consumindo conteúdos de Gestão. Atualmente sou Customer Success Manager na BNP e coordeno uma poderosa Central de Serviços. E nas horas vagas? Amo passear na natureza com meus cachorrinhos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*