Faz um Pixel

          Com uma variedade de algoritmos rodando em redes sociais que parecem compreender os nossos gostos e necessidades melhor do que o próprio usuário, há uma sensação que por vezes os próprios tech devices estão literalmente escutando as conversas de seus proprietários e repassando informações para as grandes corporações que usam essa informação para enviar propagandas de produtos que por vezes parecem sob medida. Pois bem. Você está certo!

         
Relaxa, não é assim que a coisa funciona. Pode ficar tranquilo, pois vou explicar no decorrer desse post. 😉

          Hoje abordarei um tema que pode clarear a dúvida de muita gente sobre como as empresas conseguem nos enviar tantas propagandas como se essas fossem feitas sob medidas para o cliente em determinado momento. Na verdade, existem vários mecanismos, mas aqui será abordado um bem específico chamado Pixel da empresa Meta que tem em seu portifólio os apps Facebook, Instagram e WhatsApp.

O que é um Pixel? O que ele faz? Como ele vive?

De forma bem simplificada o Pixel é um algoritmo que o programador inclui na página de e-commerce e é disponibilizado pela Meta como uma forma de ajudar aumentar o volume de vendas de uma companhia e também deixar visível para outras empresas do mesmo segmento a intenção de compra de um possível cliente. Por exemplo:

          Em seu laptop onde o Facebook esteja aberto entre no site de algum grande varejista de um segmento qualquer. Por exemplo o Magazine Luiza. Dentro da página faça uma busca por PlayStation 5 e dê uma fuçada nas ofertas, mas não precisa comprar nada. Depois volte para a sua rede social.

Depois de um tempo você perceberá que em sua conta do Facebook começarão a aparecer várias ofertas da Magazine Luiza para comprar um video game e jogos de Play Station, Xbox, Nintendo, PC Gamer e entre outros itens relacionados. Bem legal. Não é? 😊

Passarão mais alguns dias e você notará que receberá também ofertas de outras empresas vendendo itens relacionado a games, mas numa proporção menor.

Como saber se o site tem um Pixel ativo?

Para fazer isso você deve primeiramente em seu PC ter o navegador Google Chrome instalado. Tendo esse navegador instalado vamos seguir o tutorial abaixo:

  1. Acesse  https://chrome.google.com/webstore/category/extensions?h1=en
  2. Pesquise por Facebook Pixel Helper.
  3. Clique o plugin Meta Pixel Helper.
  4. Clique em Add to Chrome
  5. Clique em Adicionar Extensão.
  6. Aparecerá a mensagem: Plugin adicionado com sucesso.

Bem fácil, não é?

Agora acesse o site do Magazine Luiza dentro do Google Chrome e verá que lá tem alguns Pixels já em funcionamento. Quando estiver no site clique no ícone do quebra cabeça no lado da barra de navegação que se refere aos plugins do Chrome.

Note que há vários Pixels já rodando no site:

          Agora vamos acessar um site que não tem Pixel rodando apenas para título de exemplo. Olhe como está no site do Youtube:

          Espero que com esse post fique mais claro um dos meios utilizados pela Meta para enviar propagandas aos seus usuários. Compartilhe esse post com seus amigos e vamos esclarecer a todos sobre como as redes sociais funcionam para evitarmos esse pânico que os celulares nos ouvem e compartilham nossas informações com alienígenas. Até a próxima. 😉

3 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*