Microsoft Viva

O grande avanço da tecnologia não para, cada dia é inventado uma nova ferramenta para unir pessoas, unificar projetos, e até mesmo criar soluções que substituíram tecnologias já existentes, tudo isso para facilitar cada dia mais a nossa vida, e querendo ou não, já estamos reféns de tanta coisa.

               Neste artigo, irei falar sobre uma ferramenta da Microsoft que existe desde fevereiro de 2021, porém ainda é muito pouco usada no ramo corporativo: O Microsoft Viva.

               O Microsoft Viva foi desenvolvido como uma solução que visa melhorar diversas necessidade, dentre eles a produtividade, conexão entre os funcionários e diversos outros recursos da Microsoft que combinados, melhoram as conexões entre os funcionários de diversos setores da empresa.

               Um dos maiores pilares e principais dessa ferramenta, é criar dentro da empresa uma cultura de integração de equipes, onde é possível conectar pessoas da mesma empresa em diversos locais do mundo. O espaço que é criado, é dinâmico e de fácil trabalho. Com ele é possível personalizar o que você quer que sua equipe saiba, dentre eles as noticias mais relevantes do seu setor, atualizadas dia a dia automaticamente, treinamentos e capacitações que fazem parte do seu negócio, e todo o conteúdo que seja relevante para seu ramo de atividade.

Módulos do Microsoft Viva

O Microsoft Viva é dividido em 4 módulos, essenciais para seu funcionamento:  Viva Connections, Viva Insights, Viva Topics, Viva Learning.

Viva Connections: Através de uma intranet que é criada dentro do Sharepoint, é possível manter todos da empresa conectados.

               Com a comunicação centralizada, os funcionários conseguem interagir e contribuir nos processos da empresa.

               É possível criar murais customizáveis, com noticias da empresa, lembretes de aniversários, reuniões, eventos, lista de tarefas compartilhadas, e muitos outros recursos que você pode imaginar, ou não pode rs.

               A experiencia de conexão aqui é tão real, que algumas empresas já realizaram cafezinhos em grupo, cada um de dentro da sua casa, e a experiencia foi massa.

               Viva Insights: Ele coleta e analisa dados das pessoas dentro da sua empresa, e a análise dele permite criar planos de ação a 3 níveis: Individual, Gerencial e Liderança.

               Ele consegue no plano individual, definir quando o funcionário precisa de uma pausa, sincronizar as tarefas e ajudar a evitar o esquecimento deles e fazer melhor uso do tempo.

               No plano gerencial é possível medir o engajamento entre equipes, conferir como a equipe está se ajudando entre si, e até mesmo medir o trabalho que está sendo feito após o expediente.

               No plano de liderança é possível aumentar a resiliência das equipes, repensar reuniões, dentre outras coisas que precisamos fazer manualmente.

               Viva Topics: Cria um dicionário contextualizado de palavras que sã relevantes para seu negócio, e que fazem parte de projetos da empresa. Ele pega palavras mais usadas, e ajuda a compartilhar internamente esses conhecimentos com todos da equipe.

               Viva Learning: Com ele é possível criar trilhar de conhecimento e capacitação para cada funcionário dentro da empresa. Também é possível adicionar os cursos que estão disponíveis no Linkedln Learning, Microsoft Learn e Microsoft 365 Training. Ou seja, aqui é possível fazer aquele conteúdo de estudos empresarial, caso sua empresa ainda não o tenha.

               E aí, ficou curioso para ver como isso funciona na pratica? Ou sua empresa já usa essa ferramenta?

Sobre Bianca Dezorzi 89 Artigos
Pós Graduada em Gestão de T.I, estou sempre aprendendo e consumindo conteúdos de Gestão. Atualmente sou Customer Success Manager na BNP e coordeno uma poderosa Central de Serviços. E nas horas vagas? Amo passear na natureza com meus cachorrinhos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*