Management 3.0: O que é? E como aplicar

Fala pessoal, tudo bem? Hoje iremos falar sobre um tema muito conhecido entre gestores, porem pouco conhecido para a galera técnica. Nosso assunto hoje será Management 3.0. O que é? Para que serve e como aplicá-la em seu ambiente.

O que é Management 3.0?

Criado por um gestor de TI em 2010, o management 3.0 foi desenvolvido para ser um modelo de gestão colaborativo, que visa a humanização de pessoas. Ele auxilia o gestor a eleger, e transformar o colaborador como principal ativo da organização, trazendo assim os melhores resultados para o negócio da empresa.

O foco desse modelo é flexibilizar a participação de todos da organizar na tomada de decisão em processos relacionados a esse colaborador, e ao que ele faz, o que ajuda a conquista de sucesso e da autonomia a essa pessoa em decisões antes aplicadas apenas ao alto escalão da empresa.

Benefícios da gestão 3.0

Diminui a rotatividade de pessoal na empresa: O fato do colaborador poder opinar sobre certas questões, que possuem relevância a sua opinião, o ajudam a motivar mais seu ambiente de trabalho.

Melhora a produtividade: Equipe engajada é mais produtiva.

Aumenta a motivação e engajamento: O management 3.0 possui jogos que servem como agente motivador na empresa.

Estimula a criatividade, produtividade e inovação: Quando a equipe consegue opinar sobre projetos que estão diretamente envolvidas, a produtividade na elaboração do projeto, e surgimento de novas ideias é algo que acontece com facilidade nos colaboradores.

Como implantar o Management 3.0

A primeira coisa de que deve ser feita, é preparar  o ambiente para isso. Não é apenas pegar uma equipe de 20 pessoas, e falar que elas irão opinar sobre demandas, nas quais nem participam, ou até mesmo deixa-las tomar decisões que não são relacionadas a ela.  

Calma, não é bem assim que pode funcionar. Um colaborador por exemplo não pode opinar sobre o fechamento de um novo contrato, ou até mesmo sobre o desligamento de um funcionário. Porem, ele pode opinar sobre qual o melhor jeito de realizar, aplicar e entregar uma demanda, participar também de uma reuniao com o cliente, escutar as dores e opinar o que seria melhor ser feito. Mas calma, lembre-se de um princípio da ITIL: Foco no valor. O valor nada mais é que entender a necessidade do cliente, e dar foco a ela. As vezes a necessidade dele não é algo crítico, mas é algo que precisa ser lembrado e levado em consideração.

Prepare todos para esse novo pensamento. Ouça as opiniões de todos relacionados aquele projeto, troque o “faça isso”, pelo “ o que você sugere?”. O pensamento é algo que muda o perfil de uma pessoa, e pode colaborar para o crescimento rápido de uma organização.

Sobre Bianca Dezorzi 92 Artigos
Pós Graduada em Gestão de T.I, estou sempre aprendendo e consumindo conteúdos de Gestão. Atualmente sou Customer Success Manager na BNP e coordeno uma poderosa Central de Serviços. E nas horas vagas? Amo passear na natureza com meus cachorrinhos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*