Conceitos básicos de um Data Warehouse

O data Warehouse é um repositório central que armazena dados já prontos para serem analisados, facilitando assim a tomada de decisões. Normalmente esses dados fluem de sistemas transacionais, ou  banco de dados relacionais Analistas de negócios, engenheiros de dados, cientistas de dados e tomadores de decisões acessam os dados por meio de ferramentas de inteligência de negócios (BI).

Os dados são essenciais para que as empresas se mantenham competitivas no mercado atual. Os usuários corporativos contam com relatórios, painéis e análises para extrair insights dos dados, monitorar a performance dos negócios e apoiar a tomada de decisões. Os data warehouses alimentam esses relatórios, de maneira eficiente para minimizar a entrada e saída (E/S) dos dados e fornecer resultados de consulta rapidamente para centenas e milhares de usuários simultaneamente.

Arquitetura de um data Warehouse

O  data Warehouse é estruturado em camadas. Como os dados devem ser organizados e limpos para serem valiosos, uma estrutura de data warehouse moderna identifica a técnica mais eficaz para extrair informações de dados brutos.

Data warehouse de camada única

A estrutura de uma arquitetura de data warehouse de camada única produz um conjunto denso de dados e reduz o volume dos dados depositados. Embora seja benéfico para eliminar redundâncias, esse tipo de design de warehouse não é adequado para empresas com requisitos de dados complexos e numerosos fluxos de dados.

Data warehouse de duas camadas

Em comparação, a estrutura de dados de um modelo de data warehouse de duas camadas divide as fontes de dados tangíveis do próprio warehouse.

Data warehouse de três camadas

O tipo de arquitetura de data warehouse de três camadas é o tipo mais comum de design DWH moderno, pois produz um fluxo de dados bem organizado de informações brutas a insights valiosos.

Fonte: DatawarehouseInfo.com

A camada superior é o cliente, que apresenta os resultados por meio de ferramentas de relatórios, análises e mineração de dados. A camada intermediária consiste no mecanismo de análises, usado para acessar e analisar os dados. A camada inferior da arquitetura é o servidor de banco de dados, onde os dados são carregados e armazenados.

Como funciona um data warehouse?

Um data warehouse pode conter vários bancos de dados. Dentro de cada banco de dados, os dados são organizados em tabelas e colunas. Dentro de cada coluna, você pode definir uma descrição dos dados, como número inteiro, campo de dados ou sequência. As tabelas podem ser organizadas dentro de esquemas, que você pode considerar como pastas. Quando os dados são consumidos, eles são armazenados em várias tabelas descritas pelo esquema. As ferramentas de consulta usam o esquema para determinar as tabelas de dados que serão acessadas e analisadas.

Benefícios de usar um data warehouse:

  • Tomada de decisão adequada
  • Dados centralizados
  • Análise de dados históricos
  • Facilidade nas consultas
  • Separação do processamento analítico dos bancos de dados transacionais, o que melhora o desempenho dos dois sistemas
Sobre Janaina Valim 82 Artigos
Como Analista de Dados, minha paixão é desvendar insights valiosos e transformá-los em estratégias de sucesso. Constantemente em busca de novos conhecimentos, minha jornada vai além das planilhas e gráficos. Fora do mundo dos dados, sou uma apreciadora entusiasta de vinhos e cervejas, sempre em busca de novos sabores e experiências.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*