
Modelo Osi
Para que haja comunicação entre os dispositivos na rede interna e/ou na internet, fazemos uso de diversos protocolos de rede.
No início, cada fabricante produzia seus equipamentos com seus próprios protocolos, logo eles somente se comunicavam entre si.
Devido a isso, foi criado pela ISO (International Standard Organization) o modelo de referência OSI (Open Systems Interconnection) que tem como objetivo estruturar a comunicação entre os diversos equipamentos de diferentes fabricantes.
Esse modelo define um total de 7 camadas com serviços segmentados em cada uma delas.
Resumidamente, o modelo OSI tem como objetivos:
- Facilitar a padronização entre dispositivos e aplicações;
- Fornecer serviços à camada superior;
- Efetuar a comunicação somente com as camadas adjacente;
- Esconder da camada superior os detalhes da implementação efetuados na camada atual.

Abaixo segue de forma resumida a aplicação de cada camada, da mais alta para a mais baixa, como é apresentado ao usuário final.
Camada 7 – Aplicação
É a camada mais alta, responsável pela interação entre o usuário e a aplicação no computador. Tem como função prover acesso do usuário às aplicações instaladas nos computadores. Nessa camada temos diversos serviços de rede, tais como:
- Serviços de navegação WEB: HTTP e HTTPS
- Acesso a arquivos em rede: FTP, SFTP e TFTP
- Serviço de tradução de nomes: DNS
- Serviços de e-mail: SMTP, POP3 e IMAP
- Serviços de terminal: Telnet, SSH e RDP

Camada 6 – Apresentação
Essa camada tem como função transformar/traduzir os dados de forma adequada para enviar à camada de aplicação e/ou Sessão, por exemplo:
- Criptografia e descriptografia dos dados
- Formatação dos dados
- Efetuar a compatibilidade entre as aplicações

Camada 5 – Sessão
É a camada que efetua a conexão entre os serviços, verificando a identificação dos usuários mediante as credenciais de acesso como senha, biometria e certificados, estabelecendo os serviços de segurança garantindo que tudo esteja funcional entre o acesso usuário/aplicação.

Camada 4 – Transporte
Recebe os dados da camada superior, quebra em segmentos (TCP)/datagramas (UDP) e os transporta ao destino final, revertendo as informações novamente em dados e entregando à camada de sessão.
Nas camadas 7,6,5 a transmissão de informações é por meio de dados, já na camada 4 são transmitidos segmentos se o protocolo for o TCP e datagramas se for UDP.

Camada 3- Rede
Tem como principal equipamento os roteados, tem a função de transmitir pacotes de um host a outro em diferentes redes, independente do meio, roteando essas informações via um endereçamento lógico até o seu destino final. Não possui garantia de entrega de pacotes em seu roteamento, podendo haver perca de informação mediante problemas encontrados na camada anterior.

Camada 2- Enlace
É onde está presente a conexão entre dois pontos físicos distintos. Sua principal função é fornecer um meio de transmissão confiável para os quadros entre as duas camadas adjacentes.
Possui dois subníveis para comunicação com ambas as camadas, o LLC (Logical Link Control) que faz a comunicação com a camada de rede, e o MAC (Media Access Control) que se comunica com a camada física.
Trabalha com tratamento de detecção de erros, identificando possíveis erros na camada anterior.
Tem como principais componentes os switches e as placas de rede.

Camada 1 – Física
Efetua a transmissão dos bits ponto a ponto, entregando-os à camada de Enlace, seja por meio de cabos ou wireless. É a parte inicial e final da comunicação como um todo, sendo muitas vezes onde estão os maiores problemas da rede.
Aqui é onde se encontram os cabos UTP, conectores, patch panels e os antigos Hubs.

Arquitetura TCP/IP
O modelo OSI é o padrão de referência, mas o modelo que foi de fato implementado e que é utilizado pelos equipamentos é o TCP/IP.
Diferentemente do modelo OSI, a arquitetura TCP/IP é composto por 4 camadas, conforme abaixo.

As camadas 5,6 e 7 do modelo OSI foram mescladas para formar a camada de aplicação do TCP/IP. As camadas 3 e 4 do modelo OSI são semelhantes no TCP/IP, se diferindo entre a nomenclatura Rede/Internet. Já as camadas 1 e 2 do modelo OSI foram unidas para formar a camada de Acesso à Rede ou Acesso ao Meio.
Seja o primeiro a comentar