Entendendo de uma vez por todas acessibilidade  na web

Acessibilidade impacta positivamente todas as pessoas

Quando você pensa em acessibilidade, qual é a primeira coisa que lhe vem a mente?

No meu caso, quando penso em acessibilidade, a primeira coisa que me vem a cabeça é uma rampa. E imagino que a maioria das pessoas pensam em algum tipo de instrumento voltado para pessoas com deficiência, como cadeira de rodas, bengala e etc.

No meu caso, até hoje a primeira coisa que me vem a cabeça é uma rampa. E imagino que a maioria das pessoas pensam em algum tipo de instrumento voltado para pessoas com deficiência, como cadeira de rodas, bengala e etc.

Como um site não acessível pode impactar a experiência de uma pessoa

Você sabe como um cego acessa um site?
Para auxiliar essas pessoas existem os leitores de tela, que como o próprio nome diz, leem cada elemento da tela, mas para que isso funcione, todo o seu site tem que ser construído pensando nas tecnologias assistivas.

As deficiências são divididas em deficiência física, visual, auditiva, intelectual, psicossocial e a deficiência múltipla, conceituada como a associação de duas ou mais deficiências. E todas as pessoas com essas deficiências querem navegar no seu site normalmente.

Textos confusos, contrastes de cores ruins, site sem navegação por teclas são um pesadelo para essas pessoas.

Cada uma dessas deficiências deve ser tratada com um cuidado diferente no seu site. Sites com baixo nível de contraste ficam muito difíceis de serem usadas por pessoas com baixa visão. Pessoas cegas precisam da tecnologia assistiva para navegarem em seu site.

Você já ouviu falar em “limitações situacionais”?

As limitações situacionais são determinados contextos onde estamos com algum tipo de limitação. Por exemplo: usar o celular na rua com o brilho do sol refletindo na tela, ou, você está com um braço quebrado ou algo ainda mais comum, você está carregando o seu bebê de colo.

Todas essas situações momentâneas lhe causam algum tipo de limitação, e a acessibilidade permite que nesses momentos você consiga usar um site ou app sem maiores problemas.

Como melhorar a experiência de um usuário a partir da acessibilidade

WCAG (Web Content Accessibility Guidelines) são um conjunto de diretrizes e recomendações mantidas pelas W3C voltadas para o tema de acessibilidade no mundo digital. Basicamente as diretrizes se baseiam em 4 princípios:

  • Perceptível – Os usuário devem conseguir visualizar o conteúdo do seu site (foco nas tecnologias assistivas como leitores de tela).
  • Operável – Os mecanismos do seu site devem funcionar, como botões, links e etc. E devem funcionar por clicks do mouse e por navegação por teclas.
  • Compreensível – Todo o conteúdo do seu site deve estar escrito de forma clara e objetiva.
  • Robusto – O seu site deve funcionar em diferentes cenários, seja no computador, tablet ou celular (seu site é responsivo?)

Dentre esses princípios, existem 78 critérios de sucesso divididos em 3 níveis de conformidade, A, AA e AAA.

Os níveis são atribuídos baseados na dificuldades de conformidade com o critério e o impacto que ele causa no usuário, sendo “A” os mais fácil de aplicar ou que causam menos impacto no usuário e “AAA” os mais difíceis ou que tem mais impacto no usuário.

Vale um outro post só para falar sobre os critérios de sucesso, mas como exemplo, podemos citar 2 critérios de percepção.

  • Contraste mínimo (AA) – Para atender esse critério, todo os textos do seu site devem ter um nível mínimo de contraste com o plano de fundo. Por exemplo, se a cor de um botão é claro, uso tons mais escuros no texto desse botão.
  • Utilização das cores (A) – As cores tem significados, e devem ser usadas no contexto correto, como por exemplo, verde para ação de sucesso, vermelho para ações de risco e etc.

Referências

https://www.w3.org/standards/webdesign/accessibility

https://www.w3c.br/traducoes/wcag/wcag21-pt-BR/

https://www.w3.org/WAI/WCAG21/Understanding/

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