Os avanços tecnológicos são essenciais para vários setores da economia, pois, através desses avanços são geradas soluções eficientes e praticas para o dia a dia.
A tecnologia tem um papel fundamental para economia, visto que, influencia diretamente, seja, modificando os métodos de consumo ou criando soluções a serem consumidas como, por exemplo, os novos meios de pagamentos ou as novas formas de investimentos.
Meios de pagamento
Hoje o consumidor tem acesso a diversas formas de pagamentos isso influencia diretamente na maneira com que a economia gira. A pouco tempo atrás, os consumidores brasileiros dispunham de poucos meios de pagamento para pagarem por produtos e serviços adquiridos, seja na internet ou em lojas físicas.
Com a chegada das fintechs, o cenário é outro. Um dos principais objetivos desse segmento está diretamente relacionado aos serviços que já são oferecidos em instituições financeiras tradicionais. Dessa maneira, a finalidade é oferecer serviços com mais agilidade e praticidade. As soluções são oferecidas de maneira mais eficiente e o consumidor pode resolver tudo direto do seu smartphone.
Apesar de tudo um mapeamento dos meios de pagamentos realizado no ano de 2020 demonstrou que o meio de pagamento mais usado no Brasil ainda é o dinheiro, adotado por 96% da população. Ele é seguido pelo cartão de débito (52%) e de crédito (46%). Depois, vêm o débito automático (23%) e a transferência bancária (16%).
Entretanto o ano de 2021 foi marcado com por uma revolução nos meios de pagamento, com a chegada do PIX, que em menos de um ano já se tornou o segundo meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros. O meio de pagamentos só fica atrás do dinheiro, em diferença mínima, que é usado por 71% das contas à vista. Segundo o levantamento, o PIX é usado por 70%, ultrapassando o cartão de débito (66%) e cartão de crédito (57%), segundo uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas.
De acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, a escolha pelo PIX é justificada pela rapidez e praticidade para cerca de 83% dos usuários, PIX também se destaca como preferência quando se trata de transferências
Investimentos
Há alguns anos para investir em ações era preciso encontrar uma corretora, ligar e pedir para o corretor comprar as ações em seu nome, esses mesmos corretores também eram responsáveis por direcionar os clientes aos melhores investimento de acordo com cada perfil.
O sistema de hoje está um tanto quanto diferente com o método “do it yourself” (ou “faça você mesmo”) é possível que o usuário entre online, baixe um aplicativo, faça seu cadastro e em menos de 15 minutos já possua uma conta para transferir seus fundos e fazer investimentos. isso possibilita que o próprio usuário escolha seus produtos e compre muitas vezes sem taxas de corretagem.
Bancos digitais
Em resumo, a principal a principal facilidade dos bancos digitais e é a comodidade de como tudo pode ser feito.
Essa comodidade se reflete em:
- Abertura da conta: é feita totalmente pelo celular, sem a necessidade de ir até uma agência.
- Tarifas de manutenção de conta: a maioria dos serviços têm taxas mais baratas ou até mesmo isentas.
- Aplicativos: bancos digitais costumam ter todos seus serviços controlados via app.
- Atendimento: tudo é resolvido via chat, chat bot ou telefone
- Educação sobre finanças: um grande diferencial é a possibilidade de se aprender sobre finanças diretamente no site ou app do banco digital
É possível identificar a tecnologia no mercado econômico de diversas formas. As mudanças em poucos anos foram incríveis. a pouco tempo atrás era quase que impossível imaginar soluções capazes de eliminar as necessidades de ir a uma agência física de um banco, carregar uma carteira com dinheiro em espécie.
O ponto positivo de todas essas mudanças e avanços é a democratização desses serviços, que antes eram direcionados a uma seleta parte da sociedade. O ponto negativo é a preocupação constante com a segurança, já que muitas pessoas utilizam a tecnologia para criar novas formas de fraude.
Seja o primeiro a comentar