Meu cartão foi clonado e agora?

Atualmente um medo comum entre os brasileiros  que utilizam  cartão de débito ou crédito é a clonagem do cartão. Apesar disso esse golpe tem se tornado mais comum do que se imagina.

Segundo a pesquisa da PSafe que conta com mais de  18 mil participantes demonstra que mais de 17% dos participantes tiveram cartão de credito clonado. A mesma pesquisa demonstra que mais de 54% dessas pessoas temem em algum momento terem seus cartões de crédito clonados.

Neste artigo iremos destacar as formas mais utilizadas para clonagem de cartão assim como Phishing e como você pode se proteger desse golpe.

O phishing é muito utilizado pelos criminosos para adquirir de maneira ilegal os dados de outra pessoa. sejam senhas, dados financeiros, dados bancários, números de cartões de crédito ou simplesmente dados pessoais.

Na grande maioria dos casos, os golpes de phishing são realizados por e-mail, SMS ou por sites falsos.

Fotos do cartão podem ser tiradas por criminosos que atuam em estabelecimentos, para usarem as informações depois. As imagens divulgadas em redes sociais que muitas pessoas tiram, sem entender o perigo desse tipo de publicação também é uma entrada para os golpistas.

Como evitar ter o cartão clonado ?

Infelizmente, todos que utilizam cartão estão correndo risco. Ainda assim, a principal para proteger as suas informações é: tenha controle sobre as suas transações.

Jamais exponha fotos do seu cartão de débito ou crédito em redes sociais e não compartilhe dados do cartão por redes sociais, aplicativos de conversa, telefone e e-mail, pois podem ser golpistas se passando pelo banco para acessar as informações do seu cartão

Desconfie sempre de links “estranhos” recebidos por endereções de e-mails desconhecidos, por SMS ou por WhatsApp. Um único clique pode ser perigoso e permitir que golpistas acessem suas informações pessoais.

Não tire os olhos do seu cartão. Quando for usá-lo em algum estabelecimento, preste muita atenção ao tirar da carteira e pagar. Não o perca de vista, pois ele pode ser fotografado por exemplo.

Para compras online, use o Cartão de Crédito virtual, pois assim você consegue exclui-lo logo após a compra e utilize o aplicativo para celular de seu cartão assim você pode receber as notificações de suas novas compras.

Fui clonado e agora?

Se ao olhar o extrato da sua conta ou fatura do seu cartão, percebeu que teve cobranças de gastos que você não identifica. Saiba o que você precisa fazer:

  • Em primeiro lugar solicite o cancelamento do seu cartão, e informe o banco que terceiros efetuaram transações em sua conta.
  • Analisar e saber cada cobrança que você não reconhece;
  • Faça um B.O. (boletim de ocorrência). é possível registrar através da Delegacia eletrônica nesse sentido se chegar qualquer protesto em seu nome, você tenha mais comprovantes de não era você usando o cartão;
  • Faça um alerta de documentos roubados, furtados ou perdidos. Acesse o Alerta de Documentos Serasa.

#FiqueAtento

Sobre Janaina Valim 79 Artigos
Como Analista de Dados, minha paixão é desvendar insights valiosos e transformá-los em estratégias de sucesso. Constantemente em busca de novos conhecimentos, minha jornada vai além das planilhas e gráficos. Fora do mundo dos dados, sou uma apreciadora entusiasta de vinhos e cervejas, sempre em busca de novos sabores e experiências.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*