VoIP: O que é, como funciona, vantagens e desvantagens.

Sejam bem-vindos ao meu primeiro post, eu vou falar um pouco mais a fundo sobre uma tecnologia bastante utilizada, porém a maioria das pessoas não sabem como é o funcionamento por trás dela.

Todo mundo já fez uma chamada pelo Whatsapp, Messenger ou Skype, certo? Entretanto, poucas pessoas entendem como isso funciona e como é possível realizar chamadas para o outro lado do mundo utilizando apenas sua internet. Vou explicar nesse artigo de forma simplificada, o que é essa tecnologia, como ela funciona e quais são suas vantagens e desvantagens.

O que é a tecnologia VoIP?

Imagina que algum familiar seu que mora em outro país te liga pelo Whatsapp, ou então você prática idiomas com nativos pelo Skype. Isso só é possível por conta do VoIP (Voz sobre IP), essa tecnologia resumidamente faz os sinais de telefonia e a rede de dados trabalharem juntas e o melhor de tudo, pagando apenas pela assinatura com o provedor de banda larga.

Como ela funciona?

Para que ocorra o tráfego da sua voz até o seu familiar, o sistema utilizado (Whatsapp, Skype, Microsoft Teams, etc.) recebe ela ainda em forma analógica e transforma em pacotes de dados, após esse processo será possibilitado que sua voz navegue até a rede de destino pela Internet.

Daqui para frente é basicamente o processo inverso, sua voz continua trafegando pela internet até chegar no IP público de destino, ser restaurada para sinal analógico e transmitida para um meio no qual seja possível ouvir o som, sendo realizada assim a comunicação por VoIP.

Para entender melhor sobre IP’s públicos e privados, tem esse artigo de autoria do Vitor Prado aqui no 4Future.

Vantagens:

A maior e principal vantagem dessa tecnologia é a redução de custos. Ao invés de ter elevados custos com tarifas telefônicas, é possível utilizar apenas a sua assinatura já contratada com seu provedor de banda larga. As ligações por IP podem ser realizadas de diversos aparelhos diferentes, celulares, laptops, inclusive podem ser aplicadas a PABX mais conhecido como central telefônica ou ramal.

Desvantagens:

Da mesma forma que utilizar da internet para realizar comunicação por voz é uma vantagem, também pode ser uma desvantagem, isso porque tudo vai depender da estabilidade, qualidade e largura de banda contratada com seu provedor. Além disso, em qualquer situação que você não puder utilizar a internet, como por exemplo, seu celular não conseguir estabelecer sinal, não será possível realizar a chamada.

Agora que você já sabe como funciona essa tecnologia que cresceu muito nos últimos anos, pode voltar para sua reunião no Microsoft Teams ou até mesmo ligar pelo Whatsapp para seu familiar que reside em outro país.

Até o próximo artigo.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*