Comando úteis na rede Parte 3

Fala pessoal!

Tudo bem?

Nesse post final de comandos úteis na rede trataremos das variações de meu comando favorito e que já me ajudou muitas vezes em tratativas de diversos troubleshooting. O ping. Esse comando basicamente faz testes de conectividade com outro IP ou hostname. Suas variações trarão informações mais específicas.

Antes vale lembrar que existem um montão de comandos que podem ser usados para troubleshooting, mas aqui estou compartilhando uma visão mais particular com base nas minhas experiências. Caso você tenha experimentado outros comandos vindos do ping, compartilhe aqui nos comentários.

 Agora, bora ver?

Olha só, antes apenas para contextualizar, o comando ping tem a seguinte sintaxe no CMD ping [IP]. Olha a imagem apenas para refrescar:

          Repare que na segunda figura eu dei um ping em uma página web, tal como o facebook, ele retornou um endereço IPv6. Isso realmente pode acontecer. Essa modalidade de endereçamento IP poderemos discutir em outro post.

– Ping /? : Se desejar ver todas as variações do ping, essa é uma boa pedida, mas não veremos todos aqui, mas aqueles que julgo mais relevantes e que sempre uso nos meus troubleshootings.

– Ping -n [número de pings] [ip]: Por padrão o comando ping vai fazer 4 testes de conexão com outro endereço IP, mas agora com esse comando nós podemos expandir para quantas conexões queremos fazer. Aqui no exemplo abaixo eu coloquei 15 tentativas de conexão:

– Ping [IP] -t: Diferente do comando acima, este fica fazendo teste de conexão infinitamente ou até aplicar o comando Ctrl + C para faze a parada. Supomos que você deseja saber como está uma conectividade no decorrer de um período. Com isso você não precisa estimar quantos testes precisam ser feitos, apenas deixa o comando parar e no final de um período o você pode fazer a parada do comando e ver como está a conectividade. Veja:

– Ping localhost / ping 127.0.0.1 / ping loopback: Esses 3 comandos têm exatamente a mesma função, ou seja, testar a placa de rede local do computador:

– Ping -l [IP]: Talvez não tenham notado na primeira imagem, mas perceberam que os pacotes enviados têm tamanho de 32 bytes? Esse tamanho é padrão, mas você pode ajustar esse tamanho conforme necessário para avaliar o tempo de resposta de pagotes maiores que possa trafegar na rede. Você pode determinar um tamanho de até 65500 bytes. Veja no exemplo abaixo que pinguei um IP externo com 40 bytes e 65500 bytes. Perceba que com um tamanho tão alto não obtive resposta, mas com um pacote menor tive um retorno sobre meu teste de conexão:

Analistas de Suporte, façam esses testes em seu dia a dia e notarão que haverá muito ganho de tempo em diagnósticos de problemas de conexão e alcançaram mais rápido a resolução de incidentes com esse poderoso serviço útil no troubleshooting. Nos vemos na próxima.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*