Recentemente voltando para casa eu estava dentro da condução (trem) quando ouvi um grupo de jovens que discutia sobre uma grande rede social que havia sido bloqueada em todo o Brasil. Um deles mencionou que conseguia acessar essa rede social utilizando uma ferramenta chamada VPN, mas, quando ele foi questionado, sobre o que é VPN ele não soube explicar o que isso realmente significava. Esse episódio me inspirou a escrever este artigo para esclarecer as dúvidas a respeito da VPN e sua função.
O que é VPN?
VPN é a abreviação de virtual Private network ou em português rede virtual privada. é uma tecnologia que estabelece uma conexão segura e criptografada entre o seu dispositivo (Celulares Android e iPhone (iOS), Notebooks, PCs, Tablets.) e a internet. Essa conexão permite que você navegue de forma privada e segura, protegendo as suas atividades online e ocultando sua localização. Basicamente, ao utilizar uma VPN, seu tráfego de dados passa por um “túnel” criptografado até um servidor remoto operado pela VPN, antes de ser redirecionado para a internet. Dessa forma, seu endereço IP verdadeiro é mascarado, fazendo parecer que você está acessando a internet a partir de outro local (o do servidor VPN).
Para que serve uma VPN?
A VPN tem várias utilidades, como:
Acessar conteúdo bloqueado geograficamente: Muitos serviços de streaming, redes sociais e sites de notícias possuem restrições baseadas na localização do usuário. Ao usar uma VPN, você pode alterar virtualmente sua localização e acessar conteúdos que não estariam disponíveis no seu país.
Proteção em redes públicas: Quando você se conecta a uma rede Wi-Fi pública, como em cafeterias, restaurantes ou aeroportos, seus dados podem estar vulneráveis a ataques. A VPN garante que suas informações sejam criptografadas, oferecendo uma camada extra de segurança, ou seja sem ser monitorado.
Privacidade e segurança: Para aqueles que desejam navegar, a VPN ajuda a ocultar sua identidade online, dificultando o rastreamento de suas atividades e a coleta de dados.
Portanto, além de permitir o acesso a conteúdo restrito, a VPN também é uma ferramenta essencial para proteger sua navegação, especialmente em redes inseguras.
Existe três funções da VPN que são consideradas as principais, são elas:
1 – Privacidade: Protegem dados pessoais como senhas e informações financeiras, especialmente em redes Wi-Fi públicas, através de criptografia.
2 – Anonimato: Ocultam o endereço IP, evitando que sites rastreiem sua localização e atividade online.
3 – Segurança: Protegem a conexão contra acessos não autorizados e podem interromper atividades suspeitas, garantindo acesso remoto seguro em redes empresariais.
Os serviços VPN são utilizados para garantir a segurança na transmissão de dados pela Internet e são muitas as opções de VPN no mercado desde grátis a pagos você deve escolher a que melhor se adequa às suas necessidades.
Muito bom parabéns!!!