Atualmente, a análise de texto é uma ferramenta poderosa para extrair insights valiosos de grandes volumes de dados textuais. Seja para entender melhor a opinião dos clientes, analisar tendências de mercado ou melhorar a tomada de decisões, a capacidade de processar e interpretar texto é fundamental.
Neste tutorial, vamos mostrar como você pode utilizar o Azure Cognitive Services, especificamente o serviço de Text Analytics, para extrair frases-chave de um conjunto de textos. Em seguida, vamos integrar esses dados com o Power BI para criar um dashboard interativo com um visual de nuvem de palavras. Este tutorial é ideal para aqueles que já possuem um conhecimento básico de Power BI e Azure e desejam explorar as capacidades de análise de texto oferecidas pela Microsoft.
Pré-requisitos
Antes de começarmos, certifique-se de que você possui os seguintes pré-requisitos:
- Uma conta no Azure.
- Power BI Desktop instalado em seu computador.
- Conhecimentos básicos de Power BI e Azure.
Criando o Serviço de Análise de Texto no Azure
Para começar a utilizar o serviço de análise de texto do Azure, precisamos configurar o Azure Cognitive Services e criar um recurso de Text Analytics. Siga os passos abaixo:
Passo 1: Acessar o Portal do Azure
- Acesse o Portal do Azure.
- Faça login com suas credenciais.
Passo 2: Criar um Novo Recurso
- No menu do lado esquerdo, clique em “Criar um recurso”.
- Pesquise por “Text Analytics” na barra de busca.
- Selecione “Text Analytics” na lista de resultados e clique em “Criar”.
Passo 3: Configurar o Recurso de Text Analytics
- Preencha os campos necessários:
- Assinatura: Selecione sua assinatura do Azure.
- Grupo de recursos: Crie um novo grupo de recursos ou selecione um existente.
- Região: Escolha a região mais próxima de você.
- Nome: Dê um nome único ao seu recurso de Text Analytics.
- Plano de tarifação: Escolha o plano de acordo com suas necessidades (o plano gratuito é suficiente para este tutorial).
- Clique em “Revisar + Criar” e, em seguida, em “Criar”.
Passo 4: Obter a Chave de API e o Endpoint
- Após a criação do recurso, vá para a página do recurso de Text Analytics.
- No menu à esquerda, clique em “Chaves e Endpoint”.
- Anote a chave 1 e o endpoint. Vamos precisar dessas informações para conectar o Power BI ao serviço de Text Analytics.
Configurando o Power BI
Agora que temos o serviço de Text Analytics configurado e funcionando, importe e faça todas as tranformações necessarias nos dados que receberão a análise.
Criar uma função personalizada
Agora você está pronto para criar a função personalizada que vai integrar o Power BI com a Extração de Frases-chave. Essa função aceita o texto a ser processado como parâmetro, converte os dados para o formato JSON necessário, faz a solicitação HTTP para a API de Extração de Frases-chave e interpreta a resposta da API. O resultado é uma cadeia de caracteres contendo uma lista das frases-chave extraídas, separadas por vírgulas.
No Power BI Desktop, em Nova Fonte busque por consulta NULA.
Em seguida, na aba Início, no grupo Consulta, clique em Editor Avançado para abrir a janela do Editor Avançado. Apague o código que já estiver na janela e cole o código abaixo.
// Returns key phrases from the text in a comma-separated list
(text) => let
apikey = "SUA_CHAVE_API",
endpoint = "https://<your-custom-subdomain>.cognitiveservices.azure.com/text/analytics" & "/v3.0/keyPhrases",
jsontext = Text.FromBinary(Json.FromValue(Text.Start(Text.Trim(text), 5000))),
jsonbody = "{ documents: [ { language: ""en"", id: ""0"", text: " & jsontext & " } ] }",
bytesbody = Text.ToBinary(jsonbody),
headers = [#"Ocp-Apim-Subscription-Key" = apikey],
bytesresp = Web.Contents(endpoint, [Headers=headers, Content=bytesbody]),
jsonresp = Json.Document(bytesresp),
keyphrases = Text.Lower(Text.Combine(jsonresp[documents]{0}[keyPhrases], ", "))
in keyphrases
De um nome para a consulta personalizada que acabou de criar:
Após criar a função personalizada, vá até a tabela onde está o texto que irá utilizar. Para adicionar uma coluna, invoque a função criada.
Uma nova coluna será criada com o nome que foi definido.
Observação
Qual a razão de utilizar frases-chave extraídas para criar uma nuvem de palavras em vez de utilizar o texto completo de cada comentário? As frases-chave destacam as palavras mais relevantes dos comentários dos clientes, indo além das palavras mais comuns. Além disso, o tamanho das palavras na nuvem gerada não é distorcido pela frequência de uma palavra em um número limitado de comentários.
Criando visual personalizado para Nuvem de Palavras
Caso você ainda não tenha o visual personalizado de Nuvem de Palavras instalado, será necessário instalá-lo. No painel de Visualizações à direita do workspace, clique nas reticências ( … ) e selecione a opção Importar do Mercado. Se a palavra “nuvem” não estiver entre as ferramentas de visualização mostradas na lista, você pode pesquisá-la digitando “nuvem” e clicar no botão Adicionar ao lado do Visual de Nuvem de Palavras. O Power BI irá instalar o visual de Nuvem de Palavras e notificará que a instalação foi concluída com sucesso.
Arraste a coluna criada ‘Word Cloud’ para o campo de categoria do visual. No formato, ative a opção de palavras de parada padrão.
Você terá um visual parecido com este exemplo:
Conclusão
Neste tutorial, aprendemos como configurar o Azure Cognitive Services para análise de texto, extrair frases-chave de um conjunto de textos e integrar esses dados com o Power BI para criar um visual de nuvem de palavras. Com essas ferramentas, você pode obter insights valiosos de seus dados textuais e apresentar essas informações de forma visual e intuitiva. Experimente aplicar essa abordagem a seus próprios dados e explore as diversas capacidades do Azure e do Power BI.
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