Instalando WordPress em ambiente local (localhost)

Fala Dev, como vai? ūüĖĖūüŹĽ

No artigo de hoje, vou ensinar como instalar o WordPress no seu ambiente local utilizando o Linux.

Antes de começarmos a instalação do WordPress no seu ambiente local, é importante ter o XAMPP instalado na sua máquina. Caso não tenha ou não sabe como instalar, você pode conferir antes o meu outro artigo: Como Instalar e Configurar o XAMPP no Linux Mint. Onde eu ensino o que é, para o que serve, como instalar e configurar.

Um pouco sobre o WordPress…

O WordPress √© um sistema de gerenciamento de conte√ļdo (CMS – Content Management System, na siga em ingl√™s) mais utilizado da Internet ocupando uma parcela de 43%. Sim! √© muita coisa.

Originalmente, o WordPress foi desenvolvido como uma plataforma para blogs, mas ao longo do tempo, evoluiu e se tornou uma solução completa para a criação de diversos tipos de sites, desde blogs pessoais e sites de notícias até lojas online e sites corporativos.

Além disso, o WordPress é uma plataforma de código aberto, o que significa que o seu código-fonte está disponível para qualquer pessoa estudar, modificar e distribuir de acordo com os termos da licença GNU General Public License (GPL). Isso torna o WordPress altamente customizável e permite que desenvolvedores criem temas e plugins para atender às demandas específicas dos usuários.

O WordPress é amplamente utilizado em todo o mundo, sendo uma das plataformas mais populares para a criação de sites, com uma grande comunidade de desenvolvedores e usuários que contribuem ativamente para o seu desenvolvimento e suporte.

Caso queira conhecer melhor sobre o WordPress, só acessar o site oficial: br.wordpress.org.

Como mostra a imagem acima, a primeira etapa antes da instala√ß√£o, √© criar o banco de dados. Com os servi√ßos Apache e MySQL do XAMPP em execu√ß√£o, acesse seu ambiente local http://localhost/phpmyadmin, em seguida clique em novo, preencha o nome do banco (pode ser qualquer nome que deseja), selecione a op√ß√£o utf8_general_ci. Depois √© s√≥ clicar em Criar.

Baixando e Instalando o WordPress

Acesso o site oficial do WordPress br.wordpress.org e clique no bot√£o Obter o WordPress localizado no canto superior direito ou mais abaixo no conte√ļdo do site.

Após realizar o download da ferramenta, extraia dentro da pasta www localizado na raiz do htdocs (/opt/lampp/htdocs/www). Caso não tenha uma pasta com nome www, basta só criar.

Você deverá ver algo semelhante a imagem abaixo:

Neste momento voc√™ pode alterar o nome da pasta seguindo a caracter√≠stica do seu projeto, por exemplo, meu-primeiro-site.
Ap√≥s a instala√ß√£o, n√£o ser√° poss√≠vel renomear a pasta wordpress.

Agora, acesse seu ambiente local http://localhost/www e clique na pasta wordpress.

Lembre-se que o banco de dados precisa ser criado primeiro antes de executar a instalação do WordPress.

Após clicar, você deverá ver essa tela

Clique no bot√£o Vamos L√°!, em seguida preencha os campos da seguinte forma:

Nome do banco de dados: meu-site (precisa ser o mesmo nome do BD que foi criado)
Nome de usu√°rio: root (usu√°rio padr√£o do localhost)
Senha: (deixei esse campo em branco)
Servidor do banco de dados: localhost
Prefixo da tabela: wp_

Ap√≥s o preenchimento, clique em Enviar

Caso aparecer esta seguinte mensagem, informando que n√£o foi poss√≠vel gravar dados no arquivo wp-config.php. N√£o se preocupe! pois √© bem simples resolver.

Copie todo o conte√ļdo dentro do quadrado que √© exibido, vai at√© a raiz da instala√ß√£o do projeto (No meu caso seria: opt/lampp/htdocs/www/wordpress), crie um documento com o nome wp-config.php, abre e cole o conte√ļdo. Depois s√≥ salvar o arquivo.

Volte para a p√°gina web e clique em Instalar.

Em seguida, preencha os campos que ser√£o solicitados. Ap√≥s o preeenchimento basta clicar em Instalar WordPress

Como mostra na imagem acima, vai ser exibido uma mensagem de instalado com sucesso!

Agora é só acessar a ferramenta informando seu usuário e senha que foram cadastrados.

Conclus√£o

Espero que você tenha gostado e aprendido uma nova habilidade com esse tutorial onde eu tento mostrar de forma detalhada todo o processo de instalação e configuração do WordPress no Linux.

Nos vemos em breve! ūüėČ

Sobre Felipe Lima 3 Artigos
Sou formado em Gestão de Tecnologia da Informação e atualmente trabalho como Analista de Infraestrutura e Cloud. Nas horas vagas, gosto de me aventurar na área de desenvolvimento, especializando-me na criação e integração de e-commerces. Utilizo tecnologias como HTML5, CSS3, JavaScript, PHP, WordPress, Tray Commerce, Loja Integrada e Nuvemshop.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail n√£o ser√° divulgado.


*