Smart Home: A Tecnologia dentro de casa

Atualmente a tecnologia vem tão acompanhada com nosso dia a dia, que as vezes não paramos para pensar onde ela realmente está. Seja no seu trabalho, no seu carro, e até dentro da sua casa, a tecnologia vem te ajudando tanto com suas tarefas, que as vezes você pode não perceber.

Antes de começar a ler esse artigo, pare e pense. No que eu posso automatizar minha casa hoje, e o que eu já automatizei? Claro que, toda a automatização tem custo, e as vezes um custo um pouco alto. Porém, quando pensamos no custo/benefício, será que realmente não vale a pena?

Iluminação e Climatização Inteligente

Quem nunca viu aqueles vídeos na internet, de pessoas chegando em casa e quando a porta é aberta, luzes, tvs e ar são ligados instantaneamente? Isso é possível com assistente de voz ou sensores do movimento. Celulares com assistentes podem configurar automações com horários específicos, para ligar a luz, a tv dentre outros. Basta esses aparelhos possuírem conexão wi-fi. Indo mais além, quem possui Alexa pode criar automações bem mais especificas. Ao chegar em casa por exemplo, posso dizer: Alexa, cheguei! Luzes acendem na intensidade que eu gosto, pois ela reconhece o tipo de intensidade baseada na minha voz. TV pode ser ligada, cortinas abertas e até ar-condicionado ser ligado. É possível solicitar pelos aplicativos que certas coisas sejam ligadas minutos antes de você chegar em casa. Quem não quer em um dia de calor, chegar em uma casa super fresquinha.

Segurança

Câmeras de segurança normalmente são encontradas na grande maioria das casas. Mas você sabia que é possível configurá-las para enviar avisos sempre que um ponto específico receber algum tipo de movimento? Algumas tão inteligentes podem ser configuradas para identificar o tamanho do ponto que está se movimentando, e notificar imediatamente o proprietário do imóvel.

Ainda falando de segurança, é possível instalar na sua casa fechaduras eletrônicas que abrem com senha. Além disso, uma senha para visitantes também pode ser configurada. Caso aconteça algo e você precise que alguém acesse sua casa. O melhor de tudo isso é que alguns modelos, permitem manter registrados em um app quando que sua porta foi aberta, e fechada e até mesmo tentativas de digitação de senha incorreta. Alguns modelos também permitem que você abra a fechadura remotamente.

Uma ideia bem interessante para quem mora em casa. Normalmente ficamos com medo de ir viajar, e quando voltar suas coisas não estarem lá. Integração de equipamentos inteligentes podem ajudar com isso. Ligar o radio ou a TV a distância durante o dia para fazer barulho. A noite, acender as luzes para indicar movimento na casa, ajuda a confundir os bandidos. Pois eles acreditam que a residência não está vazia.

Limpeza e atividades domésticas

A parte que todos nós mais gostamos. Todos que trabalham fora não tem o mínimo de tempo para fazer coisas simples. Tais como: Passar aspirador na casa, lavar roupa e até mesmo pré cozinhar comidas. Mas você sabia que dá para automatizar?

Aspirador robô. Muitos modelos vendidos hoje, possuem mapeamento de ambiente e automação pelo aplicativo. É possível programar a hora de início e fim da limpeza por ele.  Quando você chega em casa, sua casa está limpa. Lavar roupa e pré cozinhar comidas. Tomadas inteligentes podem programar a hora de ligar produtos. Deixar sua máquina de lavar cheia de roupas, com o modo de lavagem preferido selecionado. Quando der a hora programada, a tomada liga o aparelho. A opção pré cozinhar é possível com a mesma tomada, porém com alimentos congelados. Deixar um alimento descongelando dentro de uma fritadeira elétrica, pode te ajudar a prepará-lo quando você estiver chegando, através da mesma tomada. Cuidado apenas com o tempo que essa comida vai ficar aguardando o início. O processo correto é após o descongelamento já ser preparada. Por isso a importância do tempo.

Sobre Bianca Dezorzi 92 Artigos
Pós Graduada em Gestão de T.I, estou sempre aprendendo e consumindo conteúdos de Gestão. Atualmente sou Customer Success Manager na BNP e coordeno uma poderosa Central de Serviços. E nas horas vagas? Amo passear na natureza com meus cachorrinhos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*