Cliente e Servidor – A base da comunicação Web

Atualmente, usar a internet pelo navegador é algo comum, e muita gente faz isso sem dificuldades. Mas você já parou para pensar em como isso acontece nos bastidores? Entender tudo detalhadamente exige conhecimentos em redes, programação, entre outros. Neste post, vou explicar de forma simples como ocorre a comunicação entre o cliente e servidor na web.”

O Cliente é quem estabelece a conexão.
Quando você acessa uma página na web, seu navegador por si só não possui as informações necessárias para navegar pelo site. Para que o site funcione, o navegador precisa buscar as informações no servidor, utilizando uma solicitação conhecida como REQUEST. Assim, o navegador atua como um cliente, procurando um servidor para estabelecer uma conexão

O servidor está sempre aguardando conexões.
O Servidor contém hospedado em sí, o contéudo do site, ele ficará aguardando para receber solicitações dos clientes. Assim que recebe a requisição do cliente, o servidor responde com o conteúdo do site. Essa resposta é conhecida como RESPONSE.

A comunicação entre cliente e servidor não se resume a apenas um pedido (request) e uma resposta (response). Pelo contrário, é comum essa conversa acontecer por meio de vários pedidos e respostas.

Vamos analisar o exemplo a seguir, em que o usuário abre o navegador e digita o site 4future.com.br. Nesse momento, o cliente (navegador) envia um request para o servidor (que hospeda o site). Assim que o servidor recebe essa solicitação, ele responde enviando o conteúdo do site por meio de uma response.

Certo, agora está claro que quando um usuário usa um navegador para acessar sites na internet, ele geralmente atua como um Cliente. Mas e se essa comunicação fosse de Servidor para Servidor? Em muitos casos, o servidor que hospeda o site não possui todas as informações necessárias; muitos dados do site podem estar em outros servidores.

Pode parecer confuso, mas Servidores também podem atuar como clientes. Um servidor quando precisa de informações contidas em outros servidores, precisa solicitar essas informações também através do request, assim recebendo o conteúdo através de um response, ou seja, mesmo sendo um servidor ele atuará como cliente nessa ocasião.

Observe o exemplo a seguir, onde o servidor web, após receber o request do navegador para acessar o 4future, precisou solicitar as imagens do site para um banco de dados. Nesse caso, o servidor web fez o papel do cliente, enviando um request para o Banco de dados e recebendo as imagens através de um response.

Bem, de maneira simples e resumida, é assim que ocorre a comunicação entre cliente e servidor na web, uma comunicação relativamente simples, porém muito funcional, que colabora para a navegação ser mais fácil e prática.

Sobre Vitor Prado 37 Artigos
Nascido e criado nas periferias de Diadema-SP, encontrei no estudo e no conhecimento uma forma alternativa de enfrentar os desafios da vida, apesar das muitas barreiras colocadas no caminho.

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*