Domínios handshake (HNS): O DNS baseado em blockchain está aqui, mas você deve usá-lo?

Domínios handshake são um novo tipo de sistema DNS que muitos provedores de nomes de domínio estão começando a oferecer. Ele funciona com a mesma tecnologia blockchain que alimenta o Bitcoin e o Ethereum e tem potencial para descentralizar a rede. Mas vale a pena seu tempo?

Sumário

  1. Por que usar DNS baseado em blockchain?
  2. Você deve usar domínios de handshake?
  3. O Domínio Handshake é viável no futuro?
  4. Como comprar um domínio Handshake?

Por que usar DNS baseado em blockchain?

DNS é um sistema muito centralizado. O gerenciamento de nomes de domínio é controlado pela ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers). Como os registros DNS devem ser servidos por servidores autorizados, a zona de nomenclatura DNS raiz é controlada apenas por alguns servidores centralizados.

Embora isso funcione bem para proteger atores mal-intencionados de assumir o controle da Internet e causar estragos, há alguns problemas.

Você não pode comprar um nome de domínio diretamente da ICANN, você deve passar por um registrador credenciado. Isso significa que você tem que fornecer dinheiro a empresas terceirizadas com as quais você pode não querer fazer negócios, e também significa que você tem que cumprir as regras e regulamentos dessas empresas.. serviços como GoDaddy são conhecidos por revogar nomes de domínio para conteúdo questionável.

A autoridade central do DNS também significa controle central, enquanto uma grande parte do movimento das criptomoedas é controle descentralizado através de redes peer-to-peer. Este é o problema que o Handshake Domain está tentando resolver.

Ao armazenar informações de DNS raiz em um blockchain, uma coleção imutável de dados hospedados por muitos usuários individuais, as consultas de DNS podem ser resolvidas com segurança, sem a necessidade de servidores de nomes DNS raiz especiais.

Você deve usar domínios de handshake?

A resposta curta para “você deveria usá-lo” atualmente é não, na verdade não. Em seu estado atual, Handshake Domain é uma demonstração de tecnologia experimental – até diz isso no site oficial da comunidade. Isso não significa que não seja uma tecnologia promissora para o futuro, apenas tem alguns obstáculos a superar antes de chegar lá.

O maior problema é que ele não substitui o DNS normal. Atualmente, navegadores da Web como Chrome e Firefox não podem se conectar a domínios Handshake sem configuração adicional, tornando-os essencialmente domínios darknet sem suporte primário.

Para acessar domínios Handshake instantaneamente, primeiro você precisa saber o que são e depois instalar uma extensão do Chrome ou Firefox para resolvê-los. Você também pode usar um serviço DNS personalizado como NextDNS, que também pode ser configurado para resolvê-los.

Outro problema enfrentado pelos serviços descentralizados é a gestão de ataques de spam e outros agentes mal-intencionados que tentam tirar partido da falta de gestão centralizada. Por exemplo, se o registo de nomes fosse gratuito, seria possível que uma pessoa corrompesse todo o sistema registando milhões de nomes.

Como a maioria dos outros projetos de criptografia, o Handshake visa resolver esse problema com um token chamado moeda Handshake (HNS). A moeda é usada para registrar domínios, tornando caro o abuso do sistema por parte de malfeitores. O Handshake distribui a maioria de seus tokens iniciais para um grande número de usuários do Github ativos em projetos de software gratuitos e de código aberto (FOSS), o que significa que é amplamente governado por toda a comunidade FOSS.

O Domínio Handshake é viável no futuro?

Mesmo que o Chrome, o Firefox e outros grandes navegadores obtenham suporte oficial para domínios de handshake (ou outros sistemas semelhantes) no futuro, será difícil para a maioria dos proprietários de sites justificar o uso de domínios de handshake em vez de domínios tradicionais.

A maioria das empresas que hospedam sites deseja que seus usuários tenham uma experiência fácil, e a maioria das pessoas deseja digitar google.com e ter uma página da web funcional. Não importa o que você faça, os mais simples e rápidos são ideais e, no geral, usar serviços descentralizados complexos é uma grande mudança em relação a algo com o qual a maioria dos usuários comuns do dia-a-dia não se importa muito.

No entanto, os domínios handshake podem ser interessantes como alternativa ao DNS tradicional. Pelo menos um serviço de resolução de nomes de raiz de nome estável que não esteja sujeito aos regulamentos da ICANN fornece alguma utilidade para as pessoas, especialmente se você quiser usar um domínio de primeiro nível (TLD) diferente.

O Handshake também afirma ser “mais seguro”, pois os serviços descentralizados são menos suscetíveis a hackers que comprometem toda a rede. Embora isso seja verdade, ataques em larga escala baseados em DNS são incomuns e, se o handshake se tornar popular, poderá estar sujeito a alguns dos mesmos vetores de ataque do DNS tradicional.

Embora existam problemas com a adoção, a tecnologia principal poderá substituir o DNS se a indústria decidir fornecer suporte ao navegador. É um sistema muito mais complexo, mas funciona bem e é rápido o suficiente para servir como substituto. Afinal, as consultas DNS são armazenadas em cache por um tempo, portanto não adicionam muita latência à navegação diária.

Como comprar um domínio Handshake?

Se você possui atualmente um nome de domínio tradicional, também pode registrá-lo no blockchain Handshake. Este processo envolve a configuração do DNSSEC para provar que você possui o nome de domínio no sistema da ICANN e, em seguida, o uso da ferramenta de linha de comando do Handshake para reivindicar o domínio.

Comprar um novo domínio Handshake é um pouco estranho. Os domínios Handshake serão leiloados e você precisará configurar uma carteira com moedas Handshake para fazer lances em seu domínio.

Se isso for muito complexo para você, você também pode adquiri-los por meio de um registrador tradicional com preço premium. Por exemplo, Namecheap fornece registro e gerenciamento de domínios Handshake por meio de seu sistema:

atualmente, não há como transferir esses domínios fora do Namecheap.

Sobre Nicolau 18 Artigos
Fuçando o desenvolvimento de software desde 2013, sou da turma do código aberto, vivo pesquisando e garimpando a segurança na web. Sommelier de sucos e chocólatra de carteirinha. Hic svnt dracones.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*