Instalando impressoras a partir de GPO

Existem ambientes em que o número de computadores e impressoras é alto, e isso pode vir a causar dificuldades quando qualquer alteração no ambiente precisa ser efetuada. Neste caso, o trabalho de adição manual não é o ideal, e aqui irei demonstrar de uma forma simples como criar GPO para a instalação de impressoras de forma automática, separada por setor, que pode ser moldada conforme a infraestrutura individual de cada ambiente.

Primeiramente, a impressora deve estar instalada e compartilhada no Windows Server.

Após a instalação, acesse o servidor e procure pela impressora desejada, clique com o botão direito sobre ela e vá em Propriedades da impressora.

Na aba Compartilhamento, deixe as 3 opções marcadas, e mude o nome do compartilhamento caso ache necessário.

Faça isso com todas as impressoras que forem compartilhar, no meu caso irei utilizar duas impressoras. Impressoras selecionadas e já compartilhadas, temos de decidir em quais setores da empresa elas serão utilizadas. Eu irei compartilhar uma com o setor de TI e outra com o RH. Para que isso ocorra, temos de separar o nosso AD por unidades organizacionais, conforme exemplo abaixo.

Unidades organizacionais criadas, abra o gerenciamento de política de grupo, clique com o botão direito sobre objetos de política de grupo e clique em novo.

Vou criar as GPO’s conforme o nome da impressora, assim caso seja necessário instalar este dispositivo em outro setor, ficará mais fácil. No meu exemplo, ficará desta forma:

Com a GPO criada, clique com o botão direito sobre ela e selecione editar.

A GPO deve ser instalada a nível de usuário, com isso, qualquer máquina que o usuário logar, as políticas referentes a impressora serão aplicadas. Para isso, devemos seguir o caminho: Configurações do Usuário\Preferências\Configurações do Painel de Controle\Impressoras – Botão direito sobre Impressoras/Novo/Impressora Compartilhada.

Em ação, selecione criar, em caminho do compartilhamento clique nos 3 pontos, se a opção Listar no Diretório tiver sido marcada no momento do compartilhamento da impressora, ela será listada, com isso, é só selecionar a impressora desejada e clicar em aplicar e OK.

Após a criação, a GPO ficará assim:

Após as GPO’s desejadas terem sido criadas, é só escolher a OU que receberá as configurações, clicar com o botão direito e selecionar Vincular com GPO Existente

Abaixo demostro como ficaram as duas GPO’s anexadas à suas respectivas Unidades Organizacionais.

Para testar, é só logar com um usuário do setor pertinente, e verificar se a impressora está presente.

Loguei com o usuário Beto Carreiro, e abrindo o CMD, rodei o comando gpresult /r, que traz todas as GPOS’s a nível de usuário que foram aplicadas.

Podemos ver que a GPO da impressora foi corretamente aplicada, e abrindo o painel de controle, podemos ver que ela está lá também.

Espero que com isso a tarefa de adição de impressoras tenha sido facilitada.

Até a próxima!

Sobre Jhonathan Chaves 61 Artigos
Amante de novas tecnologias, apaixonado pela família e louco pelo Corinthians.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*