Tecnologia como fator motivacional!

Olá, caros leitores, aqui estamos em mais um post e hoje iremos tratar de um assunto um pouco polêmico. Organizações que investem em novas tecnologias, te motiva ou te frustra?

Te desperta interesse em aprender ou medo de perder sua função?

Eis que temos um bom assunto para conversarmos e refletirmos.

Com o avanço ininterrupto das tecnologias, tanto no âmbito sistêmico quanto operacional, organizações tem investido cada vez mais em se atualizar e melhorar seus processos, seu tempo de produção, a segurança das suas informações e visando seu crescimento econômico.

E hoje a interação humana com as novas tecnologias é crucial para alcançar todos esses objetivos, se partirmos de novas empresas no mercado, startups e empresas do ramo da tecnologia esse processo é mais fácil e aceitável por seus colaboradores e líderes, tendo em vista, já estarem nesse processo de avanço tecnológico, tornando assim a aceitação do processo de atualização mais fácil, rápido e ate mesmo como fator motivacional para muitos colaboradores que visam aprender, realizar novas funções e crescer junto com a organização.

Contudo, em empresas que já possuem uma grande trajetória, com costumes, processos e metodologias utilizadas a anos e com colaboradores com maior tempo de casa, isso tem sido um problema ou uma dificuldade.

A virada de chave, para que a empresa venha fazer parte dos novos conceitos e processos podem levar tempo e devem ser tratados com cuidado e com apoio essencial das áreas de Recursos humanos e Tecnologia, além claro do corpo diretor da Organização.

Pois, aquilo que para alguns pode ser aceito como fator motivacional e de crescimento, nessas organizações o sentimento é de ameaça, o sentimento de que será trocado por uma máquina ou sistema.

E Sim, de fato isso pode ocorrer, alguns processos podem ser extintos, porém, outras centenas de novos processos podem ser criados. E é aí que está o segredo, a união do conhecimento com novos métodos.

Devemos entender que estes novos processos podem ser a grande chance de crescimento, e de mudança no seu dia a dia dentro da organização.

Além do fato de que conhecimento nunca é demais, aprender algo novo e desempenhar novas funções podem acender a chama da Motivação.

Os colaboradores devem entender que o novo, pode sim gerar insegurança, mais assim como nos processos que já não serão mais utilizados, foi necessário aprendizado e prática, novas tecnologias também exigiram isso e ter a mente e o coração aberto facilitará muito neste processo.

Entender que peças podem ser trocadas e que isso faz parte do processo, também traz leveza para que o colaborador consiga desempenhar suas atividades ou até mesmo encontrar uma nova função ou organização para desempenhar suas funções.

E por parte das organizações, hoje é de extrema importância orientar e apoiar seu quadro de colaboradores nesse processo, deixar claro que a mudança é necessária e que a dedicação e desempenho de cada um de seus colaboradores tem importância significativa para se manter um crescimento constante.

A comunicação aberta com seus colaboradores hoje é vital para isso. Deixar que a informação só venha ser divulgada e explanada na “Radio Peão”, só vai dificultar o processo.

O apoio de palestrantes, de psicólogos e rodas de conversa podem e devem ajudar muito no processo, além do incentivo das organizações em investir tempo e condições para seus colaboradores.

Entender que a experiencia já vivida e melhorada com o apoio das novas tecnologias devem ser algo constante e que vai a cada dia se aperfeiçoando, com o tempo vem a prática e a segurança no seu novo processo.

E ter em mente que em breve algo novo pode aparecer e o processo venha a se repetir, mantendo assim o ciclo de inovação e o crescimento constante.

Agora deixo a pergunta aos leitores, em qual lado do processo que vocês estão?

Está motivado a aprender e fazer parte do novo? Ou está se sentindo ameaçado no seu local de trabalho?

Reflita, a principal mudança pode estar dentro de você.

Até a próxima!

Sobre Willian Ferreira 2 Artigos
Determinado em sempre evoluir! Disposto e sempre pronto pro trabalho. Não existem atalhos para o sucesso! É preciso acordar cedo, trabalhar muito, amar a sua profissão e se dedicar com paixão e caráter.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*