Você já analisou o relatório do seu firewall hoje ?

Vivemos em um mundo onde a tecnologia está dominando diversos setores, e ficando cada vez mais próxima de quem usa, seja no celular, no computador pessoal ou empresarial, e até mesmo em televisores, agora você já parou para pensar o que isso implica no funcionamento da sua empresa, e principalmente na entrega de seus funcionários? Senão pensou, seria interessante uma pausa para uma breve análise.

Para quem já acompanha nossas postagens a algum tempo, já leu sobre segurança de rede, sobre a importância de ter um firewall na ponta para garantir a entrada e saída de tráfego, e sobretudo o que o firewall é capaz de fazer, e um ponto bem importante dele, mas que muitos não levam em consideração, é a análise do que está sendo consumido diariamente pela sua empresa, análise que é muito importante para sua tomada de decisão.

  Hoje os equipamentos de firewall mais parrudos costumam vir com diversas possibilidades de monitoramento, e uma delas é a opção é gerar um relatório de uso de rede. A partir desse relatório é possível analisar quem acessa o facebook, por quanto tempo acessa, quem fica o dia todo pendurado em segundo plano nas ferramentas de streaming, tanto para computador como para celulares, desde que estejam na rede da empresa. Com essas informações é possível criar regras de bloqueio, para todos da empresa, ou só para pessoas que você acha que estão te dando um certo trabalho.

Como uma solução corporativa te ajudar com isso?

A tecnologia evolui a cada dia com o intuito de melhorar o ambiente não apenas doméstico, mais principalmente o ambiente empresarial de cada organização, consequentemente melhorando a produtividade do seu negócio.

Hoje é possível encontrar no mercado diversos modelos e diversas marcas de firewall, e em consequência disso, diversos profissionais especializados em cada um desses modelos. Dentre todos esses modelos, vou explicar um pouco mais sobre o Firewall Sonicwall, no qual utilizamos em grande escala nos nossos clientes, pois vem atendendo bem não apenas o quesito segurança que é excelente, mais também os relatórios de uso são de fácil entendimento, até mesmo para quem não entende nada de tecnologia.

                Para a geração de relatórios nesse modelo de firewall é necessário realizar um licenciamento especifico, onde é possível gerar relatórios de uso de rede, saber tudo o que seu funcionário acessa na internet, em qual horário, e quanto tempo ficou, e em paralelo criar regras que impendem o uso de sites indevidos dentro do horário de trabalho, ou até mesmo em horários específicos.

                Ex.:  Se você possui uma V-lan e dividiu as redes da sua empresa para coisas especificas, é possível deixar a range de IP do Wi-fi com acesso liberado a redes sociais no horário de almoço, porém bloquear após esse horário.  Setores como financeiro não precisam de acesso a redes sociais, e é possível identificar pelo relatório de acesso a internet, quem fica nesses sites, e o tempo todo que o setor consome, realizar bloqueios de acesso apenas para quem fica nesse setor, e deixar apenas o marketing usando esses sites.

                A ferramenta de relatórios de acessos a internet, não funciona apenas para você ver o que pode ou não bloquear. Pode ser usado para saber quem está consumindo todo o seu link, identificar o que tentaram acessar e estava bloqueado, e relatórios de ameaças.

                Um dos maiores uso desse relatório hoje, é para tomada de decisão. Meu setor financeiro está com dificuldades de entregar todas as demandas nas datas especificadas, não ficam acessando sites desnecessários e/ou navegando na internet o dia todo, então preciso aumentar minha equipe. O mesmo processo pode ser o inverso, meu setor de compras está entregando tudo com antecedência, porém ficam o dia todo em sites de fofocas, sites de compras de itens que não são da empresa. Nesse caso, é preciso direcionar mais demandas a eles, ou mover alguém desse setor para outro que esteja mais apertado, e que o funcionário saberá trabalhar, desde que não haja desvio de função do que ele foi realmente contratado.

                É possível ficar horas e horas conversando sobre o que o relatório do seu firewall é capaz de fazer, e o quão útil isso pode ser a você. Também poderia relatar diversos outros exemplos de clientes que aplicaram esse relatório para tomada de decisões muito importantes dentro da sua empresa, porém, o intuito desse post é para você refletir sobre a sua organização, e como vem analisando seu tráfego em rede, aliás: Você já analisou o relatório do seu firewall hoje?

Abraços e até o próximo post!

Sobre Bianca Dezorzi 84 Artigos
Pós Graduada em Gestão de T.I, estou sempre aprendendo e consumindo conteúdos de Gestão. Atualmente sou Customer Success Manager na BNP e coordeno uma poderosa Central de Serviços. E nas horas vagas? Amo passear na natureza com meus cachorrinhos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*