
Salve! Se conseguir trabalhar bem esse assunto, sua empresa com certeza irá ganhar muito destaque em um mercado que é cada vez mais concorrido, seu negócio focará esforços onde realmente importa, atingindo seus resultados de maneira mais eficiente. Vem comigo para entender tudo isso de uma vez!
O que é Metodologia Ágil?
Metodologia ágil é uma forma de conduzir projetos para conseguir ter maior organização e rapidez nos processos de uma empresa, independentemente do seu porte, resolvendo possíveis erros, desperdícios e problemas de comunicação, por exemplo. Em outras palavras, a metodologia ágil busca otimizar fluxos de trabalho, melhorar a produtividade de projetos e elevar as perspectivas de sucesso do seu negócio. E isso vale em toda a parte produtiva da empresa, da sua concepção até a entrega do produto/serviço final. Basicamente, as metodologias ágeis se baseiam em 4 pilares: praticidade nos processos, comunicação assertiva, alinhamento de expectativas e adaptabilidade somada a flexibilidade. Ou seja, essa metodologia foca em um fluxo de trabalho mais ágil, flexível, prático, planejado e organizado. Dessa maneira, podemos dizer que as metodologias ágeis buscam simplificar o modo em que os projetos ou processos são executados, influenciando o resultado de forma positiva.

Para que serve a Metodologia Ágil?
As metodologias ágeis focam em processos mais curtos, com entregas em menor espaço de tempo. E isso é possível principalmente através da melhoria e no alinhamento da equipe. Com as metodologias ágeis, a ideia é que a sua empresa ganhe mais agilidade e seja mais eficiente nas execuções dos seus processos. E assim, as entregas finais tendem ser mais organizadas e claras. Até porque como os processos são organizados e planejados, é possível entender exatamente como anda cada etapa de um projeto. E isso ajuda a deixar toda a operação mais transparente, com prazos e custos reduzidos, otimizando bastante os esforços do negócio. Essa clareza nas atividades aumenta a previsibilidade de identificação de possíveis erros ou gargalos que possam acontecer e atrapalhar sua produção, então, podemos dizer que essa metodologia faz com que sua empresa otimize seus esforços e dinheiro onde realmente importa. Outro ponto importante é que com as metodologias ágeis, a qualidade dos seus produtos/serviços será bem maior. Como o processo no geral será mais rápido e organizado, é possível garantir que tudo ocorra como o planejado, assim a qualidade esperada tem maior probabilidade de ser atingida. E pelo fato de os processos serem claros e organizados, é possível também explorar a interação com seus clientes, os quais podem enviar possíveis sugestões ou ajustes para que a equipe responsável possa trabalhar em soluções em tempo hábil para isso. Vamos conhecer os 4 principais tipos:
KANBAN
Basicamente, é um sistema visual de gestão de trabalho ou do fluxo de produção em empresas e projetos que utiliza cartões coloridos (ou post-its). O foco é priorizar a produtividade e a organização das entregas, proporcionando um trabalho mais transparente e direcionado. O Kanban é composto por checklists (cards) e oferece uma ótima visão de todo o projeto que está sendo trabalhado ou desenvolvido. Resumidamente, ele trabalha 3 partes do processo: – To Do: que são as atividades que precisam ser realizadas – Doing: que são as atividades que estão em andamento ou já sendo realizadas – Done: que são as atividades já entregues e finalizadas. Através da organização e acompanhamento dessas etapas, o Kanban se torna bastante poderoso por conseguir simplificar os processos e ajudar na organização e visualização de cada parte do projeto. Assim, toda a equipe consegue ter bem claro como está o andamento de todos os assuntos em questão. E por ser cíclico e pode ser revisto quantas vezes for, o Kanban é uma metodologia ágil muito utilizada pelas empresas
SCRUM
Em poucas palavras, SCRUM é um conjunto de ações para gestão de projetos de alta performance ou complexidade. É uma metodologia que otimiza recursos, custos e tempo. Ou seja, os profissionais conseguem trabalhar de maneira conjunta para resolver problemas complexos de uma maneira criativa e adaptável, que trará resultados de alto valor para a empresa. Desse modo, o SCRUM faz com que seu negócio consiga trabalhar com equipe reduzida e multifuncional, onde cada membro tem sua função e responsabilidades para chegar no objetivo final, conseguindo mais eficiência e produtividade para entregar mais em menos tempo. É uma metodologia cíclica e justamente por isso é utilizada por diversos tipos de negócios por ser bastante eficiente.
LEAN
A metodologia Lean é bastante utilizada no empreendedorismo. Ela foca em identificar e eliminar os desperdícios dentro de uma empresa. E assim, utilizar apenas o necessário para reduzir custos, melhorar o processo e as entregas, bem como aumentar a produtividade. E o Lean Manufacturing, também conhecido como Manufatura Enxuta, é um bom exemplo disso. É uma metodologia de gestão que visa otimizar processos e reduzir desperdícios. Dessa maneira, procura-se diminuir ao máximo as possibilidades de erros, sempre mantendo a qualidade esperada, reduzindo custos, diminuindo a complexidade das tarefas realizadas. Isso resulta em melhora nas entregas, aumento de produtividade da equipe e um melhor compartilhamento de informações.
METAS SMART
Essa metodologia foca em definir metas e objetivos que sejam realmente importantes e relevantes para sua empresa. Literalmente, ajuda focar onde realmente importa para o negócio. Ela trabalha 5 pilares, que juntando a primeira letra deles dos termos em inglês, formam o termo SMART, que são:
S — Que vem de specific, cujo significado é específico. Ou seja, suas metas precisam ser bem específicas e claras. E assim, não ter erros de interpretações ou dúvidas.
M — Que se refere a measurable, que é mensurável. Aqui, significa que a sua meta precisa ser mensurável, literalmente. Dessa forma, será possível entender exatamente onde precisa chegar e acompanhar de perto o andamento dos projetos para saber a eficiência em cada momento.
A — Que se refere a attainable, ou alcançável em português. Logo, as metas precisam ser alcançáveis e possíveis de serem conquistadas. Dessa maneira, elas servem para desafiar sua equipe, mas ao mesmo tempo serem coerentes e realmente possíveis de serem alcançadas no final.
R — Que é referente a relevant, ou relevante em português. Em outras palavras, as metas precisam ser realmente relevantes para o seu negócio, que irão fazer diferença quando conquistadas.
T — Que se refere a time-related. Ou seja, aqui significa que é preciso definir um prazo coerente para a entrega do projeto. E assim, fazer com que sua equipe trabalhe com foco, tenha uma direção e seja efetiva.
E aí, qual metodologia você acha mais interessante para o seu negócio? Talvez sua solução englobe a mesclagem de algumas delas, como uma espécie de SCRUMBAN, por exemplo. Me conta aí nos comentários quais fazem mais sentido para você. Abraço.
Seja o primeiro a comentar