Trabalho assíncrono: combinando produtividade com a maternidade

Oiê, meu nome é Ana e sou do time comercial da BNP, e esse é o meu primeiro artigo no 4future. Inicialmente achei que não teria nenhum assunto a tratar no 4future por achar que, pelo fato de ser da área comercial, minhas ideias não seriam relevantes para pessoas interessadas em tecnologia. Mas conversando com alguns colegas, fui incentivada a falar da minha experiência e como atualmente é a minha rotina de trabalho assíncrono.

Então primeiramente vou falar sobre o que é trabalho assíncrono e num segundo momento vou falar como aplico esses conceitos no dia a dia.

Comecemos do começo: o que é trabalho assíncrono?
Trabalho assíncrono é quando a pessoa trabalha em uma escala flexível e que não necessariamente está fixada no horário comercial. A ideia é a versatilidade na organização do tempo de si e da equipe, pois todos podem trabalhar de forma independente e em sua própria agenda. Porém é necessário estar alinhado com as formas de comunicação e disponível quando o “dever chamar”.

A grande vantagem do trabalho assíncrono é a liberdade de horário. Cada pessoa trabalha no seu ritmo, fazendo pausas para o café quando achar necessário, trabalhar de noite ou de madrugada (ou quando se sente mais produtivo). Essa flexibilidade de agendas estimula uma maior comunicação com a equipe, para alinhar prazos e objetivos comuns do projeto. Essa flexibilidade foi o que mais me ajudou como funcionária da BNP: como citado no título desse artigo, sou mãe de um mini querido, Heitor, atualmente com 2 anos e meio, então eu tenho a possibilidade de levar e buscar na escola, levar no médico quando necessário, trabalhar de casa com ele, então com o modelo assíncrono consigo me dedicar a cuidar do meu filho ao mesmo tempo que consigo ser profissional e entregar um trabalho de qualidade.

Outra grande vantagem do trabalho assíncrono é a organização dos projetos. Quando a equipe não está junta o tempo inteiro, é essencial que a comunicação seja clara e o acesso à informação seja transparente e facilitado a todos os envolvidos. Documentar processos, contatos, reuniões, decisões tomadas, dentre outras informações acabam se tornando rotina e libera a cabeça da equipe para pensar, e não para guardar informações.

A minha vantagem preferida do modelo assíncrono é a produtividade. O trabalho flui com mais facilidade quando a pessoa cria sua própria agenda, quando ela sabe que pode produzir quando se sente mais produtiva, ou quando não precisa perder tempo indo ao trabalho, ou até quando ela pode descansar um pouco, tudo isso faz bem ao corpo e à mente, e por consequência no trabalho que ela vai realizar.

Agora falando um pouco da minha própria experiência.

O Heitor nasceu na pandemia, então já era a norma da época o home office. Quando voltei ao trabalho da licença maternidade, aproveitava os intervalos de soneca dele para responder e-mails, enviar propostas, então sem querer comecei a aplicar esses conceitos no meu dia a dia. As vezes ficava durante o dia com ele e quando meu marido chegava ficava com ele e eu aproveitava para responder aquela mensagem de WhatsApp que ainda não tinha lido.

Quando o Heitor iniciou na escola com 9 meses, ele ficava somente no período da tarde, então passava a manhã toda brincando, dando atenção, cuidando de tudo. Após o almoço deixava ele na escola, voltava e tentava finalizar todas as minhas tarefas naquele período que ele estava na escola. E deu certo. Agora ele frequenta a escola em período integral tem sido mais tranquilo para nós enquanto estamos juntos, pois eu principalmente consigo dar atenção total enquanto estou com ele, e sei que consigo realizar meu trabalho quando ele não está comigo.

Além da escola, a família tem sido essencial para me ajudar com o Heitor, nos dias que eu tenho reuniões e compromissos que não podem ser adiados. Tento sempre combinar agenda com meu marido, e quando ele não pode a vovó sempre está disponível.

Uma das minhas grandes dificuldades pessoais é a procrastinação, então meu principal desafio sempre foi usar o meu tempo disponível de forma eficiente, para não me atrapalhar e nem os meus colegas. Como sei que preciso focar e entregar minhas tarefas nos prazos estabelecidos, criei uma rotina que funciona muito bem para a minha pessoa:

  • Usar o método pomodoro de foco (basicamente focar em uma tarefa durante um período X – normalmente eu fico 40 minutos – e com uma pausa pré-estabelecida para levantar, tomar uma água e depois repete o processo);
  • Uso o aplicativo Forest para não mexer no celular durante o momento de foco;
  • Coloco música ou podcasts para ouvir enquanto trabalho;
  • Sempre priorizo tarefas que necessitam da interação humana nesse período de foco, como por exemplo responder mensagens no WhatsApp, ligar para clientes, tirar dúvidas com colegas etc. Tarefas que não precisam de interação humana eu faço por último ou fora do horário comercial, como por exemplo, conferir pagamentos, registro de tarefas, enviar propostas, responder e-mails.

Conclusão

Trabalho assíncrono é muito bom, mas não é bagunça. Tem que ter disciplina e foco. A combinação do trabalho assíncrono com hibrido (alguns dias de home office e alguns dias no escritório) tem sido a melhor forma de trabalho para mim, e tenho certeza que o Heitor também está sendo beneficiado.

Queria finalizar com um disclaimer: a ideia é a adaptação do método, cada pessoa sabe como é melhor forma de aplicar no dia a dia.

Bom, espero que tenham gostado, ano que vem tem mais.

Até lá 😉

Sobre Ana Ferreira 1 Artigo
Sou do time comercial da BNP. Adoro conversar, ajudar as pessoas, tento levar a vida de forma leve. Viciada em café, cinema, musica, podcast e mini séries de suspense. Mamãe do Heitor e sempre a fim de um docinho.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*