Da farda ao Teclado – a Jornada de um Ex-Militar

Este artigo propõe a narrar minha trajetória como ex-militar do Exército, que encontrou uma nova missão no mundo da TI. Abordarei como as habilidades, valores e experiências adquiridas durante meu serviço militar me prepararm para ser um profissional nesta área.

O Caminho do Ex-Militar

Minha trajetoria na vida militar foi marcada por três anos de disciplina, comprometimento, dedicação e treinamentos rigorosos. Esses elementos, somados ao trabalho em equipe, levaram-me a conquistar o título de honra ao mérito. Cada dia sem dormir, cada momento de estudo, cada dia sem voltar para casa e cada experiências vivida durante meu serviço militar contribuíram para minha preparação como profissional da tecnologia.

Eu tinha uma rotina intensa e desafiadora, um ciclo intenso que parecia não ter fim. Mas as obrigações militares não eram meu único fardo. Às 17horas, após o fim do expediente no quartel, era a hora de ir para a faculdade. O conhecimento era meu escudo, minha arma na busca por um futuro melhor.

Às 23:20, eu retornava ao quartel, alimentado por uma determinação, ciente que ainda havia algumas horas antes que o descanso pudesse ser considerado.

O relógio avançava, mas minha mente permanecia alerta, consciente das demandas que ainda teriam quer ser realizadas. Às 01:30, finalmente entregava-me ao sono, sabendo que o despertar chegaria em breve.

Às 4 horas da madrugada, eu despertava com o mundo. Era o início de mais um dia repleto de desafios e oportunidades. No quartel, cumpria meu expediente, com o compromisso de servir e proteger.

Novamente, ao fim do expediente voltava para faculdade e às 23:20 era o fim de mais um dia de aprendizado. Porém, dessa vez retornava para casa, onde chegava e ia dormir por volta de 00:30h. Às 7horas acordava e mais uma vez o ciclo da jornada desafiadora se repetia dia após dia, de segunda a sexta-feira, quartel… faculdade…quartel…faculdade e casa.

Durante esse período, desenvolvi habilidades cruciais, como liderança, resolução de problemas sob pressão e trabalho em equipe – todas essenciais também no campo da tecnologia.

Não Pergunta Se Somos Capazes, Dê-nos a Missão

Essa frase era muito usada por militares, quando o coronel reunia todo o batalhão para falar que tinhamos uma missão muito importante e que cada um dentro de seu respectivo pelotão teriamos que nos preparar. No final, perguntava se seriamos capazes de realizar (lógicamesnte já sabendo da resposta rs), então todos bradava em alto e bom som”NÃO PERGUNTA SE SOMOS CAPAZES, DÊ-NOS A MISSÃO E A REALIZAREMOS”.

Na Tecnoligia da informação (TI) , podemos classificar o quartel como a empresa que você trabalha (no meu caso, BNP Soluções em T.I), batalhão (toda a equipe), coronel (Diretor executivo) e missão (meta). Nesse cénário, vejo que não somos muito diferentes do exercito brasileiro, pois temos nossas reuniõs semestrais e onde o Diretor executivo começa a falar das metas que temos a cumprir no ano e no final  pergunta se topamos, se dá para encarar, se seremos capazes de cumprir ou se ele está pedindo demais rs… Então, todos brada respondendo que sim, que seremos capazes de atingir as metas citadas e para descontrair completamos dizendo: Quando atingimos a meta, iremos dobrar a meta porque somos fod*.

Missão dada é missão cumprida

Essa é uma outra expressão também muito usada por militares. Esta frase quer dizer que um bom e obediente soldado, ao receber a missão, assume o compromisso de cumpri-la custe o que custar. Nada será capaz de desviar o soldado do seu dever.

Uma vez estava prestando serviço para um cliente, quando eu vi que estava dando o meu horário de ir embora, mas o problema não estava solucionado, então falei para mim mesmo: missão dada é missão cumprida, vou ficar aqui até terminar (terminei uma hora depois do meu horário). Vale ressaltar que era uma demanda para dois técnicos, mas o cliente não abriu o chamado informando o real problema, portanto, estava sozinho e sem as ferramentas adequadas. Mas como estava começando e estava com aquela vontade de entender e aprender a como resolver aquilo, fiquei lá até finalizar.

Pontes entre duas realidades

Uma das vantagens  que trouxe para o mundo da TI foi minha mentalidade resiliente. Estava habituado a enfrentar desafios complexos e a manter a calma sob pressão – habilidades cruciais em um ambiente tão dinâmico e em constante evolução como a TI.

Hoje, sou um profissional na na àrea de TI. Minha jornada serve como inspiração para alguns outros ex-militares que estão considerando uma transição de carreira para a tecnologia. Eu mostro que é possível transformar habilidades e experiências adquiridas no serviço militar em uma carreira gratificante e próspera na área.

Por fim, essa narrativa é um testemunho do poder da adaptação, determinação, compromisso e da perseverança. Minha jornada destaca como os valores adquiridos no serviço militar podem ser transferidos e aplicados de maneira significativa em outras áreas, incluindo a tecnologia.

Espero que essa narrativa inspire aqueles que consideram uma transição de carreira semelhante.

10 Comentário

    • Obrigado, Alexandre! Fico feliz por ter conseguido transmitir aquilo que realmente queria. Que por mais que seja ou esteja dificil a trajetoria, você não deve desistir daquilo que almeja.

    • Grato, mano. Não apenas por essas palavras, mas também pelo apoio e incentivo que me proporcionou durante a escrita deste artigo.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*