Quando o assunto é gestão de TI temos uma grande visão do que o gestor faz, mas muitas vezes não fica claro o que ele precisa unir para conseguir trabalhar a Gestão com qualidade. Pode não parecer, mas temos outras áreas dentro da empresa que precisam participar ativamente deste processo.
Para facilitar todo esse entendimento, resolvi criar uma trilha de Gestão englobada a TI, e explicar a maneira que elas trabalham em conjunto. Para esse post não ficar muito grande, irei simplificar esses pontos.
Para a TI funcionar com qualidade, precisamos unir as seguintes Gestões: Gestão Estratégica, Gestão de Projetos, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Operações, Gestão de Riscos, Gestão financeira, Gestão de Qualidade e Gestão de Mudanças.
Gestão de Mudança: Fiz um post dedicado a ela, saiba mais aqui:https://4future.com.br/index.php/2023/07/18/a-gestao-de-mudancas/
Gestão Estratégica: Alinhada junto a TIé onde os objetivos são definidos, traçados e como serão alcançados.O alinhamento desta gestão, garante um melhordimensionamento das tecnologias.
Gestão de Projetos: Quem está tratando cada projeto, qual o contato da empresa com o cliente, quem são os stakeholders. Quantas horas serão gastas na atividade, quem é o responsável pela dimensão e separação das atividades.
Gestão de Recursos Humanos: Aqui é onde os profissionais de TI são recrutados, gerenciados e treinados para garantir que a equipe necessária atenda aos requisitos. Um ponto muito importante aqui. Os Hard skills são muito mais fáceis de se desenvolver do que os Softs skills. E isso é uma coisa que nem sempre é possivel medir com clareza em um recrutamento. Consequentemente existem profissionais excelentes no mercado tecnicamente, mas com muitos problemas de postura e correlacionados.
Gestão de Operações: Gestão que é responsável por supervisionar as operações que estãoem andamento na empresa. Aliada a TI garante que cada setor está usando as ferramentas e segurança necessária para manter a operação.
Gestão de Riscos: Responsável com identificar os riscos operacionais dentro de uma empresa, ela precisa estar alinhada com a gestão de TI, pois é daí que acaba saindo o compliance, e melhores estratégias para aplicar a segurança da informação.
Gestão Financeira: Daqui sai o budget anual da empresa. Quando ele está bem alinhado com as necessidades da TI, dá para levar sua empresa para a nuvem, criar o melhor ambiente de trabalho, provisionar os recursos certos e que caibam no bolso do cliente. A reserva financeira para a TI precisa existir.
Gestão de Qualidade: Esse setor é o responsável por garantir que a qualidade do produto ou do serviço que está sendo prestado para a empresa está sendo atendido. A TI precisa assegurar que o sistema funcione da maneira que é solicitada pela produção de um produto, mesmo que ela não desenvolva o sistema. Apontar aos desenvolvedores da solução as melhorias e sugerir adequações ao ambiente da empresa.
Se o alinhamento entre essas partes existir, fica muito mais fácil e rápido a aplicação de qualquer processo dentro da empresa, qualquer mudança desde a menor que seja.
Esses cargos tambem não costumam ser de praxe em todas as organizações. Dependendo do tamanho e do ramo da sua empresa, muito deles não irão existir. O que em parte pode lhe ajudar, pois algumas decisões podem ser tomadas pelo próprio gestor de TI, sem precisar convencer muitas pessoas, o que em uma empresa com muitos cargos e reesposáveis, se torna mais difícil.
Abraços a vocês, e vejo todos no próximo artigo.
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