A governança de TI está na lista dos assuntos mais falados ultimamente, e não é por acaso. Além dela ter tirado os profissionais de TI dos bastidores, nos colocando no centro das estratégias corporativas, ainda é de grande importância para o funcionamento da sua TI.
Mas afinal, o que significa Governança em TI?
Não pense que é apenas uma matéria do curso da faculdade, ou uma palavra bonita que foi incorporada no dia a dia. A governança é um conjunto de práticas que alinha seus recursos de TI, com a visão estratégica do seu negócio.
Como ela é focada em negócio, o recurso ou setor responsavel pela aplicação dela, será responsavel por criar comitês, definir com as partes interessadas as políticas internas de segurança da informação e compliance do negócio, responsavel por pensar no atual ambiente e definir melhoria contínua, pensar em como continuar seu negócio, monitorar o ambiente e saber se o que foi definido realmente está sendo aplicado.
Os 5 pilares da Governança
A governança de TI possui 5 pilares classificados como essenciais, segui-los é de extrema importância para a aplicação correta da governança.
Gestão de riscos: Responsavel por minimizar o risco da perda de dados do ambiente. Aqui é definido e aplicado como não perder seus dados, e assegurar que tufo continue funcionando em caso de desastres.
Alinhamento estratégico: Deixar claro que a TI deve contribuir com o alcance dos objetivos da empresa com a tecnologia. Aqui se define o que a TI consegue ajudar no atingimento das metas.
Gestão de valor: Seu cliente é seu maior bem, mas sua equipe também é. Aqui é definido como os processos irão gerar valor na entrega aos clientes ou demandas da empresa, e qual a melhor forma da sua equipe entregá-los.
Gestão de recursos: Pilar onde é definido os programas de manutenção e melhoria contínua dos recursos de TI.
Medição de resultados: Nada pode ser aplicado, sem ser medido. Aqui é onde ficará definido as métricas de mediação do negócio, a fim de saber se o que foi definido foi atendido, e como foi atendido.
O que a minha empresa ganha aplicando governança?
Acredite, essa pergunta é feita muitas vezes. Pode ser pelo fato do não conhecimento da governança pela grande maioria da população, ou apenas por acharem que a Governança é chata.
Quando ela é aplicada e seus objetivos são atingidos, é possível através dela automatizar processos, pois com a gestão mais inteligente de ativos e recursos, fica nítido o que pode ser automatizado. Os custos são reduzidos pela automatização dos processos. Sabendo a eficácia e eficiência dos processos, é possível saber até onde o recurso é capaz de entregar, e não sobrecarregar uma tecnologia.
Também é possível melhorar a segurança da informação dentro da empresa. Com processos definidos e aplicados de segurança, é possível melhorar os pontos falhos.
E não menos importante, as soluções estão mais estratégicas com a governança aplicada. Responsavel por definir caminhos e processos, a organização recebe um retorno maior, e consegue evoluir de maneira mais rápida, e como um todo.
Agora eu te pergunto, depois de ler esse artigo pare e pensa na governança aplicada dentro da sua empresa. E se ela não existir, repense seus negócios!
Abraços e até o próximo post
Seja o primeiro a comentar