Fala galera, tudo bem??
Para você que recebeu um convite para trabalhar em órgão público ou tem interesse na área de TI de órgãos públicos, aqui apontamos o primeiro desafio que você terá, contratar equipamentos e/ou serviços de TI.
Todas as contratações com terceiros devem passar pelo processo de licitação (processo que visa garantir a isonomia, que tenha o preço mais vantajoso e que haja competitividade entre todos os concorrentes). Você gestor que acabou de ingressar em um órgão público e precisará dar um upgrade no seu parque computacional, seja com novos equipamentos, computadores, servidores, entre outros. Para isso será necessário criar um documento que é chamado de “Termo de Referência” e/ou “Memorial Descritivo”, esse documento deverá conter toda informação e detalhamento técnico do equipamento ou serviço que será contratado, esse documento deverá estar alinhado junto a parte jurídica, pois ele precisa estar em acordo com as normas da lei 8.666/93. Sabemos que, a qualidade/capacidade entre fabricantes e fornecedores da área de TI são relevantes para o resultado esperado, e, nesse documento não podemos mencionar nome de marca, produto e fabricante, ou seja, você deverá criar um documento apenas com as características técnicas do que você necessita contratar, para mencionar marca você deverá ter amparo técnico que demonstre ser aquela fabricante/marca a única a capaz de atender o interesse público (pratica mais utilizada para justificativa de compra de softwares).
A burocracia e falta de recursos para investimento na área de TI, são os principais fatores para que órgãos públicos se tornem tão atrasados quanto as novas tecnologias ofertadas no mercado e tecnologias já utilizadas em empresas privadas.
Além de todos esses trâmites que deverão ser acompanhados de perto pelo gestor, para que não hajam erros no meio do caminho, o apontamento da demanda e uma boa conversa com o tomador de decisão do seu órgão, será essencial, pois, a demanda da área de TI não é apenas técnica e sim estrutural e deve ser bem apresentada e fundamentada para que os gestores apoiem suas ações.
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