O que é novo algoritmo Q* (Q-star) da OpenAI ?

Projeto Q* (pronuncia-se Q-Star), a IA realmente superará os humanos exponencialmente?

As informações sobre o programa Q* da OpenAI atualmente são relativamente limitadas, mas com base em alguns relatórios e análises, podemos afirmar o seguinte:

O Projeto Q* é ser um projeto de pesquisa dentro da OpenAI, com o objetivo de alcançar Inteligência Artificial Geral (AGI). A inteligência artificial geral refere-se a sistemas de IA que são capazes de executar inteligência igual ou superior à dos humanos em uma variedade de tarefas. O Q* pode envolver uma combinação variedade de tecnologias relacionadas a IA, como aprendizagem por reforço, algoritmos de busca, processamento de linguagem natural, etc.

De acordo com The Information e pessoas familiarizadas com o assunto, Sutskever, cientista-chefe da OpenAI, vem trabalhando há muitos anos em como permitir que modelos de linguagem como o GPT-4 resolvam tarefas que envolvem raciocínio, como matemática ou ciências. Em 2021, ele lançou um projeto chamado GPT-Zero, cujo nome é uma homenagem ao mestre de xadrez da DeepMind, AlphaZero. Foi relatado que o projeto fez avanços importantes em raciocínio matemático, permitindo que sistemas de IA resolvessem alguns problemas matemáticos complexos. Isto é considerado um desenvolvimento importante no campo da IA, porque a capacidade de raciocínio matemático é um indicador importante para avaliar o nível de inteligência desses sistemas.

Dois pesquisadores, Jakub Pachocki e Szymon Sidor, usaram os resultados da pesquisa de Sutskever para desenvolver um modelo chamado Q* para construir um sistema que pode resolver problemas matemáticos básicos, que sempre foi um problema para os modelos de IA existentes.

No início deste ano, o projeto liderado por Sutskever alcançou um avanço tecnológico e foi capaz de “produzir” seus próprios dados – em teoria, ele pode usar computadores para gerar dados infinitos de alta qualidade, como o jogo autônomo do AlphaZero. Isso supera o problema de como obter dados suficientemente altos. Existem limitações na qualidade dos dados para treinar novos modelos, porque se entende que a OpenAI quase treinou com dados disponíveis publicamente na Internet e não pode mais obter mais dados para a próxima etapa de treinamento.

Se você olhar apenas para o nome, Q* pode estar relacionado ao algoritmo Q-learning na aprendizagem por reforço. Este é um método para avaliar quão bem uma IA executa uma ação específica em uma situação específica e é usado para orientar a IA. para tomar decisões em diferentes situações. Tomada de decisão ideal.

Mas é mais provável que o Q* seja apenas um codinome. Os usuários do Reddit deram a notícia e especularam que Q tem mais habilidades:

  • O modelo pode já ser capaz de aprendizagem autônoma e auto-aperfeiçoamento.
  • O modelo é capaz de tomar decisões complexas numa ampla gama de cenários e pode já ser ligeiramente auto-consciente ao avaliar as consequências a longo prazo das suas ações.

A IA já tem uma ligeira autoconsciência? Isso parece muito “absurdo”! Afinal, inúmeros cientistas não conseguiram realizar nenhum avanço no difícil problema da consciência e ainda estão na fase de discussão filosófica e de exploração da neurociência.

Mas há apenas um mês, o cientista-chefe da OpenAI, Sutskever, disse em uma entrevista exclusiva ao MIT Technology Review: “O ChatGPT pode estar consciente”.

Design by Raghavendra Rao

Ilya afirmou que não pretende construir o próximo GPT ou DALL-E, mas pretende descobrir como evitar que a superinteligência artificial fique descontrolada. Como um crente no futurismo, ele acredita que esta tecnologia ainda hipotética do futuro acabará por aparecer. Ele acha que o ChatGPT pode estar consciente. Ele também acredita que as pessoas precisam perceber o verdadeiro poder da tecnologia que a OpenAI e outras empresas estão correndo para criar, e que algumas pessoas optarão por se fundir com máquinas no futuro. O ChatGPT, disse ele, mudou as expectativas de muitas pessoas sobre o que está por vir, de “nunca vai acontecer” para “se movendo mais rápido do que se imaginava”.

Antes de prever o desenvolvimento da inteligência artificial geral (referindo-se a máquinas tão inteligentes quanto os humanos), ele disse: “É importante falar sobre para onde isso está indo. Em algum momento, nós realmente veremos inteligência artificial geral. Talvez a OpenAI a construa, talvez outras empresas.”

Sobre Nicolau 37 Artigos
Fuçando o desenvolvimento de software desde 2013, sou da turma do código aberto, vivo pesquisando e garimpando a segurança na web. Sommelier de sucos e chocólatra de carteirinha. Hic svnt dracones.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*