Por que não se fala mais da blockchain?

A alguns meses a tecnologia blockchain era um dos tópicos mais quentes no campo da tecnologia. Foi aclamada como a tecnologia do futuro que poderia mudar completamente a forma como operam muitos setores, como finanças, logística e assistência médica.

Tenha em mente que a blockchain é imutável, aberta, transparente, que fornece um registro de armazenamento de dados permanente e imutável.

Vamos simplificar, a rede blockchain usa uma tecnologia baseada puramente em criptografia para registrar as informações em vários computadores independentes para formar uma rede. Cada computador armazena uma parte dos dados da rede e cada computador armazena uma cópia completa da rede. Cada novo bloco conterá alguns dados, que são obtidos através de cálculos complexos, de forma que, uma vez registrados no blockchain, os dados não possam ser alterados.

No entanto, a tecnologia blockchain tem recebido gradualmente menos atenção das pessoas. Por que isso acontece?

O foco em desenvolver aplicações usando a tecnologia blockchain está na desvinculação da confiança que o sistema financeiro regido de forma central. Em contraste a essa ideia a atual leva de projetos blockchain teem ido em direção oposta tendo pessoas, empresas e governos como idealizadores e principais dirigentes.

Atualmente a tecnologia blockchain ainda não está madura. Embora a tecnologia blockchain seja aclamada como a tecnologia do futuro, ela ainda está em seus estágios iniciais de desenvolvimento e muitos aspectos precisam de melhorias adicionais.

Por exemplo, a maior parte rede que é baseada em POW (proof-of-work), uma tecnologia que exige muito recurso computacional, o que torna muitos projetos impossíveis de implementar. Além disso, existem muitos problemas com a segurança da tecnologia, incluindo ataques de hackers, pagamentos duplos, etc.

Varias bolhas do mercado cripto estouraram, havia muito entusiasmo em torno da tecnologia nos últimos anos, com muitos projetos sendo promovidos como capazes de mudar o mundo. No entanto, à medida que os efeitos da bolha se proliferaram, muitos projetos tiveram perdas significativas e faliram, causando perdas enormes à investidores. Isto levou a um declínio na confiança e mudando a visão das pessoas com a tecnologia blockchain.

Com a concorrência de setores, muitas outras tecnologias também estão sendo desenvolvidas, como a inteligência artificial, a Internet das Coisas (IOT), etc. Estas tecnologias também têm um enorme potencial e são, em alguns aspectos, mais maduras e práticas. Isso torna as pessoas mais dispostas a prestar atenção e investir nessas areas, ao invés do blockchain.

Em suma, embora a blockchain já tenha sido um dos temas quentes no ramo tecnológico, ela ainda está em seus estágios iniciais de desenvolvimento, tendo ainda muitos problemas e desafios a enfrentar. Além disso, a concorrência de outras tecnologias também torna as pessoas mais dispostas a prestar atenção e investir tempo e dinheiro em outras areas. É por isso que a tecnologia está gradualmente recebendo menos atenção.

Sobre Nicolau 18 Artigos
Fuçando o desenvolvimento de software desde 2013, sou da turma do código aberto, vivo pesquisando e garimpando a segurança na web. Sommelier de sucos e chocólatra de carteirinha. Hic svnt dracones.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*