Power BI: Transforme seus Relatórios com Visuais Dinâmicos – Aprenda a Ocultar e Exibir com Base em Filtros

Hoje trago uma solução de como tornar um campo “invisível” caso nenhum filtro esteja selecionado no Power B.I

Suponha que você tenha um relatório no Power BI como um mapa, por exemplo, que inclua um campo que seja filtrado por Municípios. A ideia é que apareça na tela apenas as informações do Município que estiver selecionado. Quando nenhum Município for selecionado nenhuma informação deve aparecer.

Assim como no exemplo abaixo :

Aqui está o passo a passo para criar essa solução utilizando “truques” em DAX:

Importar os Dados: Importe os dados relevantes para o relatório no Power BI. Certifique-se de incluir uma tabela com informações sobre os Municípios e os dados relacionados a cada Município que deseja visualizar no mapa.

Criar uma Medida DAX: Vamos criar uma medida DAX para calcular as informações a serem exibidas quando um Município for selecionado no mapa. Na guia “Modelo de Dados”, clique com o botão direito do mouse na tabela que contém as informações dos Municípios e selecione “Nova Medida”. Vamos chamá-la de “FiltroMun”.

FiltroMun = INT(ISFILTERED(cod_mun[Municípios de São Paulo]))

SFILTERED: A função ISFILTERED é usada para determinar se um filtro específico está ativo em uma coluna ou tabela. Neste caso, estamos verificando se o filtro está ativo na coluna “Municípios de São Paulo” na tabela “cod_mun”.

Exemplo:

Funcionamento da Medida:

  • Quando um Município de São Paulo é selecionados usando o filtro, a função ISFILTERED retornará VERDADEIRO (TRUE), indicando que o filtro está ativo.
  • A função INT converterá o valor VERDADEIRO (TRUE) em 1.
  • Portanto, quando o filtro estiver ativo, a medida “FiltroMun” retornará o valor 1.
  • Quando nenhum Município de São Paulo estiver selecionado (ou seja, o filtro estiver vazio), a função ISFILTERED retornará FALSO (FALSE), indicando que o filtro não está ativo.
  • A função INT converterá o valor FALSO (FALSE) em 0.
  • Portanto, quando o filtro não estiver ativo, a medida “FiltroMun” retornará o valor 0.

Passo 2 – Medida DAX com cores

DeixarTransparente = IF([FiltroMun] = 1, "#FFFFFF00", "#FFFFFF")

Funcionamento da Medida:

  • A medida “DeixarTransparente” usa a função IF para verificar se “[FiltroMun]” é igual a 1 (ou seja, se o filtro de Municípios de São Paulo está ativo).
  • Se “[FiltroMun]” for igual a 1 (VERDADEIRO), a medida retorna “#FFFFFF00”, que é uma cor transparente.
  • Se “[FiltroMun]” for igual a 0 (FALSO), a medida retorna “#FFFFFF”, que é a cor branca (no caso deste exemplo)

Agora será necessario adicionar uma ‘”forma” ao seu Dashboard assim como na imagem abaixo:

Preencha o condicional de cor da seguinte maneira:

Escolha ‘valor do campo” em Estilo do formato e adicione a medida que foi criada no campo em que o preenchimento deve ser basear. Neste caso a medida é “DeixarTransparente”.

Funcionará da seguinte forma, quando o filtro de Municípios for selecionado a função INT converterá o valor VERDADEIRO (TRUE) em 1. Assim a medida “DeixarTransparente fará com que a forma adicionada apareça como “#FFFFFF00” que representa uma cor transparente, no qual, “00” indica que a opacidade é zero, tornando-a completamente transparente.

No caso do meu mapa eu adicionei uma “forma” para cada campo que deve ser oculto( deixei em azul para demonstrar as “formas” na tela ) Lembrando que todos os campos serão filtrados pelo mesmo filtro de municípios.

Sobre Janaina Valim 79 Artigos
Como Analista de Dados, minha paixão é desvendar insights valiosos e transformá-los em estratégias de sucesso. Constantemente em busca de novos conhecimentos, minha jornada vai além das planilhas e gráficos. Fora do mundo dos dados, sou uma apreciadora entusiasta de vinhos e cervejas, sempre em busca de novos sabores e experiências.

3 Comentário

    • Será necessário uma base de dados que contenha o nome de todos os Estados do Brasil, como neste exemplo: https://gist.github.com/henriquejensen/1032c47a44d2cddaa2ef47fc531025db.

      Ao criar uma visualização, escolha a opção de mapa Coroplético. Na aba “Visual”, em “Adicionar Dados”, adicione em “Localização” as colunas País > Estados > Municípios. Nessa ordem, será criado um dropdown com as 3 camadas: País, Estados, Municípios.

      É importante que a coluna com o nome definido do País esteja presente, visto que o Power BI pode identificar outras localidades com o mesmo nome. Para melhor funcionalidade do seu Mapa, utilize sempre as opções de latitude e longitude ou polígonos.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*