O que é Microsoft Power Automate?

O Power Automate auxilia na criação de fluxos de trabalhos automatizados é uma ferramenta interessante, porque, trabalha com pouco código então é preciso ser nenhum especialista para criar os fluxos automatizados.

Essa ferramenta está revolucionando o cotidiano das empresas que apostaram nela pois esta trazendo ótimos resultados visto que, pode ser utilizado por equipes de vários setores e isso só é possível porque, a ferramenta é capaz de criar diferentes tipos de fluxos assim beneficiando diferentes áreas

Com o Power Automate é possível receber avisos no celular sempre que receber um e-mail de alguém específico, como um diretor, por exemplo. tambem é possível agendar fluxos para a integração de aplicativos distintos como por exemplo: Forms + Power Automate + Power BI. Tambem é possível criar fluxos individuais ou em larga escala.

Aqui estão alguns exemplos do que você pode fazer com o Power Automate:

  • Automatize os processos empresariais
  • Enviar lembretes automáticos sobre tarefas atrasadas
  • Mover dados corporativos entre sistemas em uma agenda
  • Conecte-se a mais de 500 fontes de dados ou qualquer API disponível publicamente
  • Você pode até automatizar tarefas em seu computador local, como dados de computação no Excel.

Como funciona os fluxos ?

Os fluxos criados no Power Automate são baseados em gatilhos.

  • Gatilho – um gatilho inicia o fluxo, por exemplo, recebendo um e-mail de alterações de dados de um projeto.
  • Ação – é o que acontece quando o fluxo é acionado lembrando que o fluxo pode ter mais de uma ação.

Existem cinco tipos principais de fluxos do Power Automate, categorizados como fluxos de nuvem, desktop ou processos de negócios.

Os fluxos de nuvem incluem:

Microsoft

Os fluxos da área de trabalho são usados ​​para automatizar tarefas na web ou em sua área de trabalho com o Power Automate Desktop.

Os fluxos de processos de negócios são baseados em um conjunto definido de ações para ajudar as pessoas a concluir tarefas com mais rapidez e menos erros.

Existem três maneiras de lançar um fluxo:

  • Comece do zero com um dos fluxos de trabalho listados acima.
  • Use um modelo existente.
  • Selecione um conector.

Benefícios do Microsoft Power Automate

RPA

O Power Automate trabalha com RPA (automação de processo robótico). Essa funcionalidade permite a automação de tarefas dias repetitivas, apenas com a gravação do passo a passo do que dever ser feito. Esse recurso, disponível com o Power Automate Desktop, permite aos usuários criar fluxos de trabalho em escala – sem codificação.

Integração

O Power Automate permite a integração com mais de 500 aplicativos, como Power BI. Isso é muito positivo, pois dessa forma, dados são facilmente enviados de uma plataforma para a outra. Isso facilita o compartilhamento de informaçoes, tornando o dia a dia mais fácil para os colaboradores com uma comunicação aprimorada.

Economia de tempo

Com a automatização de tarefas repetitivas a produtividade da equipe é melhorada, visto que, boa parte das tarefas burocráticas e repetitivas que consomem boa parte do tempo são aprimoradas e automatizadas. Com isso os profissionais vão ter mais tempo para se dedicar ao desenvolvimento de projetos e atividades mais relevantes para o crescimento e fortalecimento do negócio.

Automatize rapidamente e com mais segurança

Outro grande benefício é a segurança os fluxos de trabalho criados são bastante seguros, então você não precisa se preocupar com a proteção dos dados que são compartilhados no software. A ferramenta tambem oferece um gerenciamento de acesso e identidade no qual somente os colaboradores pré-selecionados tem acesso, tambem conta uma proteção contra perda de dados.

Sobre Janaina Valim 76 Artigos
Como Analista de Dados, minha paixão é desvendar insights valiosos e transformá-los em estratégias de sucesso. Constantemente em busca de novos conhecimentos, minha jornada vai além das planilhas e gráficos. Fora do mundo dos dados, sou uma apreciadora entusiasta de vinhos e cervejas, sempre em busca de novos sabores e experiências.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*