
Para quem não sabe, Times Ágeis são times que trabalham baseados nas metodologias ágeis. Elas são muitas, mas todas tem o mesmo objetivo, colaboradores conectados e focados para entregar valor ao cliente.
Metodologia Ágil não é focar em pressão, em entrega atrás de entrega, e sim, testar melhor, receber feedbacks do que está sendo entregue, e dedicar os esforços corretos ao projeto.
Para que os times ágeis possam trabalhar de forma correta, são feitas algumas divisões baseadas na metodologia ou no foco que a empresa quer entregar. São eles: Squads, Chapters, Tribos e Guildas.
O que são Tribos?
Tribos, são grupos maiores focados no mesmo produto ou área de atuação. Normalmente liderados por um único líder, abrangem vários projetos de vários clientes, porém, que possuam a mesma atuação. Um exemplo pratico disso, seria 2 sistemas que a sua empresa desenvolve, e vende para vários clientes. O líder da tribo, é responsável por gerenciar todas as squads que são responsáveis por um mesmo sistema, mesmo que seja para clientes diferentes. Entendeu?
O que faz um líder de tribo?
O líder da tribo, trabalha junto com o P.O e o líder de designer. O papel deste líder, se resume em:
Coordenar os esquadrões
Incentivar a colaboração dos membros
Garantir que tudo esteja alinhado
Analisar as dependências entre os esquadrões
Identificar bloqueios e discutir como removê-los
Criar um ambiente produtivo e inovador
Apresentar insides a diretoria sobre recursos subutilizados
Solicitar diminuição ou aumento de time
E o principal, é a pessoa que sabe se o time consegue assumir mais um projeto, ou não.
Existe um tamanho correto para uma tribo?
Na verdade, não. Porém, costuma ser papel do líder de tribo identificar quando a tribo está tão grande, que precisam ser quebradas e a liderança dividida. A quebra nas tribos, nada mais é que uma maneira de garantir que os membros estão sendo gerenciados da maneira correta dentro do projeto.
Agora me conte, já trabalhou em uma tribo, e como foi sua experiencia.
Seja o primeiro a comentar