Pode parecer obvio, mas você já parou para pensar na diferença que existe entre Feedback, Elogio e Critica?
Feedback:
É a comunicação mais objetiva e clara. Nele, são apontadas informações sobre desempenho, ou até mesmo comportamento de alguém, ou alguma situação. Normalmente, são positivos ou corretivos. Nunca negativos.
Ex. de Feedback:
Na apresentação de hoje, seus slides estavam muito bem apresentados, coesos e sua voz era objetiva. Sua confiança fez a diferença.
Elogio:
Elogio é algo que sempre engrandece as pessoas, ou seja, um reconhecimento positivo. Normalmente ele não possui dados de melhoria, e dificilmente é claro naquilo que quer passar.
Ex. de Elogio:
Parabéns pela apresentação de hoje. Você passou as informações com clareza e prendeu o público.
Critica:
Se mal falada, parece mais algo vulgar, do que até uma crítica. Sabe aquele papo de critica construtiva? Pois então, ele não existe. Ou é apenas uma crítica, ou um feedback apontando os problemas e sugestões de melhorias.
Ex. de Crítica:
Sua apresentação não foi boa, os dados não estavam claros.
Qual devo usar no ambiente corporativo?
Dentro das organizações, apenas os 2 primeiros itens são bem-vindos. O primeira ajuda a corrigir, destacar o que é bom, e melhorar o que precisa. O segundo, é algo que todo mundo em algum momento da vida quer receber. Principalmente no ambiente corporativo, e se vier daquela pessoa que você admira muito, melhor ainda.
Já o terceiro, quando ocorre normalmente é causado por um acúmulo de coisas que veem acontecendo, e talvez por não ter ocorrido um feedback claro, ocorreu novamente.
A crítica, normalmente é o esgotamento. Se ocorrer, fique de olho pois algo dentro da sua organização não está saindo como planejado.
Seja o primeiro a comentar